A data é celebrada em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem que ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”, por percorrer os leitos de soldados durante a noite em tempos de guerra. Ela foi a fundadora da Primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859.
E é nesta data que Edgar Santos, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), pede que a população, que tanto falou da importância destes profissionais no combate à pandemia, perceba que “também são pessoas que viveram os mesmos dramas de outras neste contexto, mas com a agravante de assistirem ao sofrimento diário das pessoas e de terem que lidar com a falta, em Portugal de uma carreira que os valorize.” E hoje, revela, os enfermeiros estão na Avenida da Liberdade, em Lisboa, para lembrar ao Governo o que ainda falta cumprir.
Edgar Santos passa em revista, ainda, os diversos aspetos pelos quais estes profissionais se continuam a debater, entre eles o facto, de terem uma profissão de risco e penosidade que o Governo teima em não contemplar.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com