Voltar

Saúde

Hoje é Dia Mundial do Dador de Sangue. Associação de Beja faz cerca de 50 colheitas por ano

Saúde

Hoje é Dia Mundial do Dador de Sangue. Associação de Beja faz cerca de 50 colheitas por ano

O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente a 14 de junho, em todos os países. Em Beja, a Associação Humanitária dos Dadores de Sangue faz cerca de 50 colheitas por ano, dando o seu contributo para as reservas necessárias a tratamentos e intervenções urgentes.

"A necessidade de aprovisionamento de sangue quer para tratamentos, quer para intervenções urgentes, é fundamental. O sangue é vital em todo o tipo de emergências - desastres naturais, acidentes, conflitos armados, entre muitos outros -, daí que sejam tão importantes as doações por parte de voluntários", é referido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a propósito desta data.

O Dia Mundial do Dador de Sangue tem como tema, em 2023, “Dar sangue, dar plasma, partilhar a vida, partilhe frequentemente” e centra-se nos "doentes que necessitam de apoio de transfusões durante toda a vida e releva o papel que cada pessoa pode desempenhar, dando a valiosa dádiva de sangue ou plasma".

"Como o sangue não pode ser produzido artificialmente, os hospitais e os doentes estão dependentes da disponibilidade dos dadores. Os dadores de sangue constituem-se, assim, como um elemento fulcral para salvar vidas", lembra a OMS.

Em Beja, a Associação Humanitária dos Dadores de Sangue, que celebrou, no passado mês de abril, 51 anos de existência, contribui para esta causa, a das reservas necessárias para tratamentos e intervenções urgentes, "fazendo cerca de 50 colheitas por ano", tal como refere Francisco Reis, desta entidade.

00:00
00:00

Neste contexto, recordamos que os requisitos para ser um dador de sangue são apenas três: ter pelo menos 50 quilos, idade igual ou superior a 18 anos e ser saudável.

Se quiser fazer a sua dádiva dirija-se a uma unidade de recolha, que pode ser um hospital, centro de saúde, bombeiros, unidades móveis, centros regionais do Instituto Português do Sangue e associações de dadores de sangue, como é o caso da que existe em Beja.

No Hospital José Joaquim Fernandes de Beja está o Serviço de Imunohemoterapia e na próxima semana, no programa “Saúde por si”, da responsabilidade da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), será dado a conhecer, através da sua diretora de serviço, a médica Cláudia Norte, como estão as reservas, lembrando que, com o aproximar do verão, é preciso continuar a contribuir com a sua dádiva, no sentido de se manterem as disponibilidades existentes.

Salienta, ainda, a OMS que "o Dia Mundial do Dador de Sangue foi criado com o objetivo de sensibilizar para a importância e necessidade de sangue, enfatizar o papel dos dadores de sangue voluntários e não remunerados e apoiar os serviços nacionais de transfusão de sangue, as organizações de dadores de sangue e outras organizações não governamentais no reforço e expansão dos seus programas voluntários de dadores de sangue". 



PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho em digressão com o Cante

Acabou de tocar...

SHERYL CROW - ALL I WANNA DO
14/04/2025 15:50
ALESSIA CARA - SLOW MOTION
14/04/2025 15:46
JOAQUINA - DESAHOGO
14/04/2025 15:44
BENJAMIM - TARRAFAL
14/04/2025 15:40
OLIVIA DEAN - DIVE
14/04/2025 15:36
OMAR APOLLO - EVERGREEN (YOU DIDN´T DESERVE ME AT ALL)
14/04/2025 15:30
JAMES BAY - SUNSHINE IN THE ROOM
14/04/2025 15:28
KESHI - SOFT SPOT
14/04/2025 15:24
PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.