A Câmara Municipal de Beja propõe visitas guiadas ao Núcleo Museológico da Rua do Sembrano e Museu Jorge Vieira.
Nestas visitas, para além do roteiro habitual pela coleção do Núcleo Museológico da Rua do Sembrano e da exposição “Sob a Terra e as Águas”, o visitante terá oportunidade de escutar uma explicação mais aprofundada sobre algumas peças e artefactos representativos de cada um dos períodos mais importantes da história da cidade de Beja e território envolvente. As visitas são feitas por André Tomé e Rui Aldegalega, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.
O Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, celebra também esta data com um programa dirigido a todos e que reflete sobre o tema escolhido.
Às 11h00 é feita a apresentação do projeto Estudo do Espólio Arqueológico de Pisões em depósito no Museu Rainha Dona Leonor, no âmbito de um protocolo de colaboração com União de Freguesias de Santiago Maior e S. João Batista e em colaboração com o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora.
Antes do programa da tarde, realiza-se às 15h30 a primeira Assembleia Geral do Grupo dos Amigos do Museu Rainha Dona Leonor (GAMRDL) e a apresentação ao público em geral está marcada para as 16h30.
Às 17h00 há a Tertúlia subordinada ao tema “O Poder dos Museus”, proposto pelo ICOM, com a presença de Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo e Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja.
Em Mértola, a data é assinalada com duas exposições: “Mértola está na moda”, na Ermida de S. Sebastião e da responsabilidade do Agrupamento de Escolas e outra sobre “Superfícies desenhadas: Cerâmica Islâmica de Mértola e Design Têxtil - Arte Islâmica”. Há também uma “Conversa... Arte islâmica - 20 Anos", com Cláudio Torres, Santiago Macias, José alberto Alegria e João Paulo Ramôa.
Moura promove, às 15h30, o passeio botânico “Ervas que se comem – silvestres e saborosas” e, às 21h00, no Lagar de Varas do Fojo, a apresentação do livro “Ervas que se comem”, de Fernanda Botelho.
Em Serpa, a iniciativa “Agricultores e Pastores do Passado” pretende assinalar o Dia Internacional dos Museus com a realização de visitas guiadas às coleções do Museu Municipal de Arqueologia, centradas no espólio relacionado com a atividade agrícola, no concelho ao longo dos tempos, desde o seu início no Neolítico e até ao período islâmico. As sessões realizam-se das 10h30 às 12h00 e das 15h00 às 16h30. Repete no sábado, dia 21, nos mesmos horários.
Vidigueira descerra a placa da Rede Portuguesa de Museus, promove visitas à exposição “Ecce Lignum Crucis”, inaugura a mostra “Senhora de mim” e oferece a atuação do Grupo Coral da Oficina de Cante do Centro Social da vila. O programa começa às 15h00 e prolonga-se até às 17h30.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com