Em Beja, a Escola de Santa Maria está encerrada, a Mário Beirão encerrou o 1º e 2º Ciclos e a pré está a funcionar pela metade, tal como na Escola de Santiago Maior. Nas outras escolas da cidade há pessoas em greve mas o normal funcionamento não foi posto em causa.
Em 2021 houve aumentos de 20 euros na remuneração base da função pública, para os 665 euros, de modo a ficar igual ao salário mínimo nacional, e em 10 euros para os salários que se situavam entre os 665 e os 791,91 euros. Nos últimos 12 anos, apenas em 2020 houve aumentos para todos os trabalhadores da administração pública, de 0,3%, em linha com a inflação.
Vasco Santana, do STAL de Beja, explica os motivos que levam os trabalhadores da função pública a realizar esta greve, avança que os sindicatos fazem, por todo o distrito, piquetes para falar com os trabalhadores e diz esperar uma forte adesão neste protesto.
Os sindicatos esclarecem que apesar de não ter sido aprovado o Orçamento do Estado para 2022 há um Governo em funções com legitimidade para tratar desta matéria, referindo-se ao aumento dos salários, incluindo o salário Minímo Nacional. Esta é uma greve que pode afetar o funcionamento de todos os setores do Estado, desde a educação à saúde.
Para dia 15 está marcada uma nova reunião entre o Governo e os sindicatos da administração pública.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com