Jorge Martins revela que o projeto arrancou a 22 de novembro de 2021 e assenta numa equipa multidisciplinar, que reúne várias especialidades. A parceria entre estas três entidades tem como objetivo desenvolver o projeto Guardiões, que tem por base "informar, sensibilizar e criar conteúdos fiáveis" com o intuito de “alterar mentalidades, comportamentos e agitar a sociedade civil” para a questão das alterações climáticas:
Tem um período de execução de 22 meses e ao longo do seu desenvolvimento realizam-se diversas ações, de forma a alcançar diferentes públicos-alvo. Jorge Martins, refere desde logo que é “fundamental” trabalhar com vários setores, nomeadamente com os agrupamentos de escolas, os jovens, as autarquias locais, as associações juvenis, os parques naturais e espaços classificados e com as empresas.
Jorge Martins realça ainda que, o grande objetivo “é estar no terreno”, e aproveita para acrescentar que irão decorrer cinco conferências no âmbito do projeto, em vários pontos da região Alentejo. “Criar novas dinâmicas” num setor que considera fulcral trabalhar, o do ambiente e da sustentabilidade, é o mote dos Guardiões.
Aqui fica um vídeo de apresentação do projeto Guardiões:
Os Guardiões resultam de um consórcio entre o Instituto Politécnico de Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e o Fórum da Energia e Clima.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com