Voltar

Política

PSD quer situação de seca declarada. Governo definiu 40 por cento de Portugal continental nesta situação

Política

PSD quer situação de seca declarada. Governo definiu 40 por cento de Portugal continental nesta situação

O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) entregou no parlamento um projeto de resolução a recomendar medidas de apoio ao setor agrícola e a recomendar que seja declarada situação de seca no território nacional.

“Depois de um ano agrícola de 2022 fortemente afetado pela seca, o território nacional está em 2023 novamente a ser confrontado com uma situação semelhante, a que não é alheia a baixa precipitação nos primeiros meses do ano, destacam-se os distritos de Setúbal e Beja e alguns locais do sotavento Algarvio que se encontram já na classe de seca severa.

A percentagem de água no solo é inferior a 60% em todo o território e inferior a 20% em locais do litoral Centro e do Baixo Alentejo.

A situação de seca está a agravar-se em todo o país. O IPMA prevê maio como um mês “mais quente que o normal e sem chuva”.

As associações de agricultores alertam que a região do Alentejo e Algarve vive em “situação calamitosa”, afirmam mesmo que até o montado de sobro e azinho, espécies autóctones que sempre resistiram durante séculos e séculos”, pode ler-se no documento do PSD.

Neste projeto de resolução, o PSD pede que seja declarada situação de seca no território nacional, de acordo como os dados já monitorizados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Que seja definido um valor para o apoio à alimentação animal para os efetivos que tenham de recorrer à “alimentação à mão”. Que se estime a diminuição de área cultivada nas diversas culturas, resultante da seca, e acione os competentes mecanismos extraordinários de apoio no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC). E que seja estabelecido um limite para o preço da água no perímetro de rega do Alqueva, evitando novos aumentos no preço da água para os regantes.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.