Voltar

Economia

Governo vai prolongar IVA zero em bens alimentares até ao final deste ano

Economia

Governo vai prolongar IVA zero em bens alimentares até ao final deste ano

A medida do IVA zero sobre alguns produtos alimentares considerados essenciais vai ser prolongada até ao final deste ano, anunciou o primeiro-ministro, António Costa. O cabaz de 46 alimentos com IVA zero custava 211,93 euros a 30 de agosto, menos 6,03 euros do que na primeira semana de janeiro deste ano, avançou a Deco Proteste.

“Estando a medida prevista acabar no próximo mês de outubro vai ser estendida até 31 de dezembro, para continuarmos a controlar o preço dos bens alimentares fundamentais para as famílias portuguesas”, anunciou António Costa na Academia Socialista, em Évora, iniciativa que marca a rentrée do PS.

A descida de 6 por cento para 0 por cento num conjunto de 46 produtos alimentares considerados essenciais entrou em vigor, recordamos, em abril deste ano.


"O preço do cabaz alimentar com 63 produtos monitorizado pela Deco Proteste tem vindo a descer e está mais baixo do que no início de 2023. Ainda assim, há um ano, comprar exatamente os mesmos produtos custava menos 5,54 euros", diz a organização de defesa do consumidor.

Segundo a Deco, os produtos que mais viram o seu preço subir percentualmente entre 23 de fevereiro de 2022 e 30 de agosto de 2023 foram a laranja, que aumentou 85 cêntimos por quilo, o arroz carolino, que aumentou 85 cêntimos e a polpa de tomate, que subiu 51 cêntimos.




PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.