Voltar

Economia

Governo anuncia programa de apoio de 50 ME para empresas turísticas

Economia

Governo anuncia programa de apoio de 50 ME para empresas turísticas


O ministro da Economia anunciou que o Governo vai lançar um programa no valor de 50 milhões de euros para ajudar as empresas do turismo a reabilitarem ativos imobiliários.

António Costa Silva falava no 33.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, promovido pela AHP, em Fátima.

O governante disse que "este anúncio vai sair e será bastante importante", tendo como objetivo ajudar as empresas de turismo "a modernizarem e desenvolverem" os seus imóveis, possibilitando o "sale and leaseback", transação na qual uma empresa vende a sua propriedade e, em seguida, arrenda essa mesma propriedade.

Antes, o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Bernardo Trindade, que promove o congresso, salientou que 2022 "tem sido excecional" na retoma da confiança, mas que "realisticamente" o turismo, chave da recuperação económica, ainda tem de ser ajudado.

O responsável recordou que - mesmo a bater recordes de receita em 2022 - a guerra na Ucrânia trouxe "um grau de incerteza tal na construção da cadeia de valor do turismo", que não é possível dizer "qual o nível de resultados" com que fechará este ano. Acresce que "tudo está mais caro", desde o custo da mão-de-obra, à eletricidade e o gás, a cadeia alimentar e as diversas prestações de serviço. Factos que levam a que a perspetiva se mantenha "incerta", disse.

"Por isso, senhor ministro [da Economia], senhora secretária de Estado [do Turismo], estimados associados, queremos lealmente continuar a ser parceiros, contribuintes para esta recuperação económica e social do país, mas realisticamente temos de ser ajudados", reforçou Bernardo Trindade, abordando nomeadamente a degradação da autonomia financeira das empresas hoteleiras durante a pandemia.

O responsável alertou que é preciso ver alargadas as maturidades das linhas de crédito de apoio à covid-19, que estão em muitos casos a chegar agora ao fim.

Sobre o pacote de 3.000 milhões de euros de apoio às empresas para fazer face ao aumento da fatura da eletricidade e do gás que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou, Bernardo Trindade afirmou que a expetativa da AHP é que sejam "incluídos nesse pacote de ajudas".


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.