O objetivo desta ação é “transmitir conselhos de segurança e restringir ações, atitudes e comportamentos de risco potenciadores da propagação da pandemia COVID-19”.
A GNR tem à sua responsabilidade cerca de 5 mil estabelecimentos de ensino, onde os militares irão promover estas ações e transmitir alguns conselhos de segurança, designadamente aos jovens estudantes, entre elas: “no deslocamento de e para a escola circula sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz; nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro; memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida; espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola”. Sobre a Internet vai aconselhar que se “deve escolher bem os conteúdos que se publicam; palavras-passe: não as deixes acessíveis, não as mostres a amigos, altera-as e usa diferentes para vários serviços; se te sentires ameaçado na Internet, pede ajuda a outra pessoa; qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram; não te isoles. Se te acontecer algo perturbador online, denuncia e sempre que tiveres um problema, informa os teus pais ou encarregados de educação ou pede ajuda a um professor ou a um auxiliar da escola”.
Aos pais vai dizer que acompanhem o desenvolvimento escolar e as rotinas do seu filho; que ensinem os filhos a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida e que sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que os seus filhos ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, que informem de imediato a GNR, porque a ajuda destes profissionais pode ser decisiva.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com