Voltar

Ambiente

GEOTA alerta para impactes e falta de planeamento de central solar no Alqueva

Ambiente

GEOTA alerta para impactes e falta de planeamento de central solar no Alqueva

Foto: EDIA

A organização ambientalista GEOTA alertou para os impactes ambientais e sociais cumulativos, “dimensão exagerada” e aparente “falta de planeamento estratégico” do projeto de construção de uma central solar fotovoltaica, na zona de Alqueva, no Alentejo.

Em comunicado, o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) indicou ter apresentado, no âmbito da consulta pública relativa ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da central, o seu parecer e sugestões para “a melhoria estrutural do projeto”.

O GEOTA avisou que já existe um “elevado número de projetos de energias renováveis previstos para esta região, particularmente no município de Moura”, vincando que os respetivos “impactes cumulativos no ambiente e comunidades locais parecem não estar acautelados”.

“O EIA em consulta pública não refere esta possibilidade de serem realmente instalados os múltiplos projetos planeados para o território”, frisou, considerando que “é necessário analisar de forma estratégica a implementação de projetos” para “acautelar impactes cumulativos”.

O projeto da denominada Central Solar Fotovoltaica do Alqueva é promovido pela empresa Solid Tomorrow, que pretende investir 365,5 milhões de euros, a distribuir por três anos.


PUB
PUB

Concertos

Bia Ferreira encerra hoje Festival das Marias

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.