Voltar

Sociedade

Distrito de Beja com adesão à greve da Função Pública na ordem dos 80 por cento

Sociedade

Distrito de Beja com adesão à greve da Função Pública na ordem dos 80 por cento

À greve decretada pela Frente Comum juntaram-se a Federação Nacional de Professores (Fenprof) e os Inspetores Tributários. No distrito de Beja, a adesão ronda os 80 por cento e os serviços mais afetados são as escolas e a recolha de lixo.

A Frente Comum afirma que os aumentos salariais previstos são insuficientes, face ao aumento do custo de vida, e reivindica uma atualização em 10 por cento, com um mínimo de 100 euros por trabalhador, em 2023.

A Voz da Planície falou com a delegação de Beja do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), afeto à Frente Comum, e Vasco Santana, dirigente distrital, avançou que as “expetativas de adesão são elevadas, especialmente no pessoal operacional, das escolas e outros atendimentos públicos”.

Foi, também, Vasco Santana quem avançou os números de adesão à greve no distrito de Beja. "Recolha de resíduos nos turnos da noite, em Aljustrel, Serpa e Vidigueira e os varredores em Beja aderiram de forma significativa a esta greve", frisou o dirigente distrital do STAL. 

"A Câmara de Serpa tem uma adesão de 99 por cento e a de Beja 80 por cento. Beja tem 13 escolas encerradas e o Centro Escolar de Aljustrel está encerrado também", garantiu, ainda, Vasco Santana. Estima, o dirigente sindical, "uma adesão de 80 por cento no distrito". Para Vasco Santana a forte "adesão dos trabalhadores demonstra o seu descontentamento com o empobrecimento do País".

Recordamos, ainda, que a Frente Comum considera que o acordo assinado entre o Governo, a Federação Sindical da Administração Pública (Fesap) e o Sindicato dos (STE) "não esvazia de maneira nenhuma" a greve nacional de hoje porque “os trabalhadores sabem que vão continuar a empobrecer em 2023" e  “vão participar ativamente neste protesto, que é feito para defender os seus direitos".



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.