Voltar

Economia

Quais as despesas que pode deduzir no IRS?

Economia

Quais as despesas que pode deduzir no IRS?


O valor a receber ou a pagar de IRS depende das despesas de cada família e por isso mesmo deve validar as faturas no Portal das Finanças até ao dia 25 de fevereiro. Aqui damos-lhe a conhecer, também, quais as despesas, e percentagens, que pode deduzir no IRS.

Na educação e formação pode descontar até um máximo de 800 euros, por agregado familiar. “Para atingir este limite é necessário ter despesas no valor de 2.667 euros. Se houver despesas de rendas de estudantes deslocados, o teto máximo da dedução de despesas de educação e formação pode subir até aos mil euros.”

Na saúde “é possível deduzir 15% dos valores pagos, até um limite máximo de mil euros, por agregado familiar."

Nos imóveis “a despesa com juros de empréstimos à habitação pode ser deduzida em 15%, com o limite máximo de 296 euros. Para quem tem rendimentos mais baixos, a dedução pode ser majorada até 450 euros. (...) São dedutíveis no IRS 15% das importâncias despendidas com rendas, até ao limite máximo de 502 euros. Esta dedução pode ser majorada para rendimentos mais baixos, até 800 euros.”

Quem tem despesas com lares a dedução “inclui despesas com apoio domiciliário, lares e outras instituições de apoio a terceira idade dos sujeitos passivos, contribuinte e cônjuge, bem como encargos com lares e residências autónomas para pessoas com deficiência, dependentes, ascendentes e colaterais até ao terceiro grau que não tenham rendimentos superiores ao salário mínimo nacional, 600 euros em 2019. Podem ser abatidas 25% das despesas com o limite máximo de 403,75 euros.”

Quem paga pensões de alimentos fixadas por sentença ou acordo judicial pode deduzir no IRS 20% das importâncias suportadas e não reembolsadas. “As pensões de alimentos podem ser atribuídas a favor de filhos, adotados, enteados e afilhados civis, maiores, e daqueles que até à maioridade estiveram sujeitos à tutela.”

Pedir fatura em setores de atividade específicos volta a dar direito a um benefício fiscal, correspondente à dedução de uma percentagem do IVA suportado: 15% nas despesas de reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração, cabeleireiros e atividades veterinárias e 100% nos encargos com passes mensais de transportes públicos."

"Todas as despesas que não se enquadram nas deduções de educação, saúde, imóveis, lares, pensões de alimentos e exigência de fatura entram nesta dedução. São essencialmente despesas do dia a dia: água, luz, gás, telecomunicações, supermercado, combustíveis, vestuário e calçado, eletrodomésticos, mobiliário, viagens, etc. Podem ser abatidos ao IRS 35% destes gastos, até o limite máximo de 250 euros por sujeito passivo. Um casal deduz 500 euros."


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.