Voltar

Cultura

Festival das Marias destaca “criação no feminino”, até dia 28

Cultura

Festival das Marias destaca “criação no feminino”, até dia 28

São quatro as localidades do Alentejo que estão a receber, até ao dia 28 deste mês, a quarta edição do Festival das Marias, iniciativa que destaca a “criação no feminino” e potencia o “empoderamento” das mulheres. Neste sábado, em Beja, há oficina feminista, apresentação de um livro e um espetáculo de música.

“Este festival enfatiza a criação pluridisciplinar no feminino, dando assim visibilidade ao papel das mulheres na criação artística em tantas geografias diferentes”, explicou a CADAC, em comunicado.

A companhia alentejana referiu ainda que o evento, que tem a parceria da companhia Lendias d’Encantar e da agência Belic – Arte e Cultura, “potencia, simultaneamente, o empoderamento do feminino a nível local, através de oficinas e tertúlias, onde se trabalharão temas como os feminismos e as questões de igualdade de género”.

"As diferentes vertentes dos feminismos" - oficina feminina com Lúcia Vicente, às 15h00. "Conversas à volta do livro Mar Revolto", conversa com a autora Evelina Fialho, às 18h00 e às 22h00, o concerto com as Moçoilas, no restaurante "Vovó Joaquina", são as propostas da programação deste sábado, 7, em Beja.

A música é um dos destaques na programação do Festival das Marias, que vai levar até ao teatro municipal Pax Julia, em Beja, entre outras, Maria Cristina Plata (dia 18, 21h30) e Carolina Deslandes, acompanhada por Bárbara Tinoco (dia 21, 21h30).

O evento conta ainda com a apresentação, no Pax Julia, das peças de teatro “Noves fora grades dentro”, pelo Teatro Estúdio Fontenova (dia 17, 18h00), e “Ancestras”, pela companhia Calatea (dia 20, 21h30), além da peça de dança “Saudade”, pela CADAC e FAC (dia 19, 21h30).

Oficinas de leitura e de canto, sessões de cinema conversas com escritoras e um jantar com poesia erótica são outros dos destaques na programação do Festival das Marias em Beja.

O festival vai também passar pelo Cine Oriental, em Aljustrel, com o espetáculo de dança “Saudade” no dia 14 (21h30), um concerto das Moçoilas (dia 20, 21h30) e a peça de teatro “Retrato de mujer con arpa”, pela companhia Lucy La Nuit (dia 27, 21h30).

Em Mértola, no cine Marques Duque, haverá música com Tais Reganelli a 28 de outubro, pelas 21h30.

Finalmente, o auditório municipal de Santiago do Cacém receberá a peça de teatro “Dia-a-dia”, de Ana Jezebel (dia 15, 16h00), e a atuação de Tais Reganelli (dia 21, 21h30).

O 4.º Festival das Marias vai terminar, a 28 de outubro, em Beja, com uma festa a partir das 23h00, no espaço Divo’s Institute, com a ‘rapper’ Tokju Fokju.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.