Voltar

Cultura

“Festival Al-Mutamid" termina com “Paulo Ribeiro e Convidados” no Pax Julia

Cultura

“Festival Al-Mutamid" termina com “Paulo Ribeiro e Convidados” no Pax Julia

Foto: Rádio Voz da Planície

Promovido pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, o “Festival Al-Mutamid, o Primeiro Alentejano” termina neste sábado, 3 de junho, no Pax Julia - Teatro Municipal de Beja, com o concerto “Paulo Ribeiro e Convidados”, às 21h30.

Inspirado na vida e obra do rei-poeta Al-Mutamid, "o evento pretende aprofundar e transformar os patrimónios cante alentajano, flamenco e gnaoua - um dos principais géneros do folclore de Marrocos", frisa a ERT Alentejo.

“Paulo Ribeiro apresenta  «Invisível a meus olhos», espetáculo inspirado nas sonoridades do Sul e centrado na obra poética de Al-Mu ́tamid ibn Abbad, uma produção que é uma celebração do «Poeta do Destino».

Serão interpretadas várias canções compostas a partir da escrita do Rei e Poeta Árabe nascido em Beja, também marcando presença outros autores com forte ligação ao Alentejo e o cante alentejano - influência marcante na música de Paulo Ribeiro.

As palavras e a música confluem para a evocação de temas que constituem um espelho da própria vida de Al-Mu ́tamid, como o amor e o vinho, ou uma “dimensão mais espiritualizada” na derradeira fase da sua vida.

O concerto será um convite para uma viagem com o Alentejo e a cidade de Beja presentes, símbolos deste imenso Sul que se estende à Andaluzia e ao Norte de África, territórios que Al-Mu ́tamid percorreu desde o nascimento até à sua morte.

Este espetáculo conta com as participações especiais de Rão Kyao, dos cantores Beatriz Nunes e Fernando Pardal, Jorge Serafim (Contador de histórias), Ana Santos (violino) e do Coro “Vozes do Destino”, composto pelos cantadores Pedro Chá, Diogo Rosa e João Monte”, pode ler-se na sinopse deste concerto.

Neste sábado, último dia do evento, pelas 15h00, será realizado, também, um colóquio na cafetaria do Pax Julia.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.