Inspirado na vida e obra do rei-poeta Al-Mutamid, "o evento pretende aprofundar e transformar os patrimónios cante alentajano, flamenco e gnaoua - um dos principais géneros do folclore de Marrocos", frisa a ERT Alentejo.
“Paulo Ribeiro apresenta «Invisível a meus olhos», espetáculo inspirado nas sonoridades do Sul e centrado na obra poética de Al-Mu ́tamid ibn Abbad, uma produção que é uma celebração do «Poeta do Destino».
Serão interpretadas várias canções compostas a partir da escrita do Rei e Poeta Árabe nascido em Beja, também marcando presença outros autores com forte ligação ao Alentejo e o cante alentejano - influência marcante na música de Paulo Ribeiro.
As palavras e a música confluem para a evocação de temas que constituem um espelho da própria vida de Al-Mu ́tamid, como o amor e o vinho, ou uma “dimensão mais espiritualizada” na derradeira fase da sua vida.
O concerto será um convite para uma viagem com o Alentejo e a cidade de Beja presentes, símbolos deste imenso Sul que se estende à Andaluzia e ao Norte de África, territórios que Al-Mu ́tamid percorreu desde o nascimento até à sua morte.
Este espetáculo conta com as participações especiais de Rão Kyao, dos cantores Beatriz Nunes e Fernando Pardal, Jorge Serafim (Contador de histórias), Ana Santos (violino) e do Coro “Vozes do Destino”, composto pelos cantadores Pedro Chá, Diogo Rosa e João Monte”, pode ler-se na sinopse deste concerto.
Neste sábado, último dia do evento, pelas 15h00, será realizado, também, um colóquio na cafetaria do Pax Julia.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com