Voltar

Educação

Fenprof: “as escolas precisam de reforços financeiros e humanos”

Educação

Fenprof: “as escolas precisam de reforços financeiros e humanos”

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) considera que as escolas “precisam urgentemente de um reforço de recursos” financeiros e humanos. O dirigente Mário Nogueira considera serem estes os desafios que o novo ministro da Educação, João Costa, tem pela frente.

“As escolas precisam urgentemente de um reforço de recursos, não apenas financeiros, mas também de recursos humanos sob pena de estoirar rapidamente com o corpo docente que as escolas têm”, afirma o secretário-geral da Fenprof Mário Nogueira.

Recorda que o novo ministro da pasta da educação tem a vantagem de estar há seis anos neste ministério e acrescenta que “conhece perfeitamente os dossiês, sabe perfeitamente quais são os problemas. Tem a noção de que há um subfinanciamento da educação, que procuraram resolver nos últimos tempos à custa dos fundos europeus e agora pretendem à custa da municipalização”.

Mário Nogueira sustentou também que o novo governante “sabe do problema da falta de professores”.

“A atratividade da profissão passa por valorizar as carreiras, combater a precariedade, por melhorar as condições de trabalho e por rejuvenescer o corpo docente”, precisou Mário Nogueira, dando igualmente conta que metade dos professores vai aposentar-se ao longo da década e que as escolas de formação não têm número suficiente de jovens que estejam a tirar os cursos para professores.

O dirigente da Fenprof entregou uma petição, com mais de 20 mil assinaturas, a exigir soluções para o combate à precariedade, carreiras e avaliação do desempenho. Pede também este documento uma reunião urgente com o governante que lidera agora a pasta da Educação.

Sobre o ensino superior, que tem como ministra a professora catedrática e investigadora Elvira Fortunato, o sindicalista afirmou esperar “que seja possível passar de um clima de diálogo para um quadro de diálogo consequente”.


RVP/Lusa

00:00
00:00

PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho em digressão com o Cante

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.