Organizado pela Câmara de Serpa e pela comissão promotora, o certame, que vai para a sua 22.ª edição, realiza-se, até domingo, dia 26, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.
“Estamos a preparar um regresso em grande, depois das limitações da pandemia. Temos cerca de 140 expositores”, dos quais “40 da área dos queijos”, incluindo “seis de Espanha”, realçou João Efigénio Palma, presidente da edilidade.
Segundo o Município, estarão representados no certame queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP) oriundos de todo o País, nomeadamente Serpa, Azeitão, Castelo Branco, Évora, Nisa e Serra da Estrela.
A par de outros queijos nacionais e internacionais, também estarão presentes DOP espanhóis originários da ilha de Minorca, Galiza, Cádis e Málaga, adiantou a autarquia.
Nas declarações à Lusa, o presidente do Município realçou que a organização decidiu “aumentar significativamente o espaço da feira, com mais duas tendas, para albergar mais 40 expositores do que na edição anterior”, realizada em 2020.
“Esperamos uma feira com um regresso em força, dando a conhecer os nossos produtos. Além do queijo, que é, efetivamente, o produto de eleição, também os vinhos, os enchidos e outros produtos do concelho”, referiu.
De acordo com a câmara municipal, o programa da feira inclui oficinas de fabrico de queijo, exposição de ovelhas e mostra de cães de pastoreio, demonstrações de tosquia e concursos de ovinos da raça ‘Ile de France’ e do Cão da Serra de Aires.
O concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, gastronomia e atividades culturais e de animação, com destaque para atuações de grupos corais do concelho, são outros dos atrativos do certame.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com