Voltar

Política

“Faltam respostas de um Governo que tem condições mas não dá passos no distrito”, diz DORBE do PCP

Política

“Faltam respostas de um Governo que tem condições mas não dá passos no distrito”, diz DORBE do PCP

Nesta terça-feira, a Voz da Planície dá voz ao responsável da Direção da Organização Regional de Beja (DORBE) do Partido Comunista Português (PCP) sobre os desafios que o território enfrenta e os que gostava de ver resolvidos. Manuel Valente afirma que “os problemas há muito identificados continuam sem respostas” e que “o PCP tem soluções” para os mesmos.

Deixando claro que as “decisões políticas nacionais têm consequências no distrito de Beja”, Manuel Valente identificou “o aumento dos preços dos bens e dos juros com impactos no bolso das famílias, os baixos salários e pensões, as dificuldades no acesso à habitação para jovens e não só" como sendo apenas "alguns exemplos de tomadas de posição erradas com consequências significativas na vida das pessoas bem como no desenvolvimento do distrito”.

Para o responsável da DORBE do PCP, o “Governo tem abandonado o distrito de Beja, não apostando em medidas positivas concretas, ou seja, continua sem afrontar o grande capital quando toma decisões nacionais" e quando "não resolve os problemas há muito identificados neste território, deixando-os sem respostas, mesmo sabendo que têm consequências negativas na vida das pessoas”.

“As questões relacionadas com a seca, a agricultura, o aeroporto de Beja, a ferrovia, o IP8 e o IP2, que permanecem por concluir e as estradas regionais que não arranja são algumas das necessidades sem respostas e com impactos negativos, significativos, na vida das pessoas do distrito", sublinhou Manuel Valente.

"A segunda fase do hospital da capital de distrito, que continua por resolver, a transferência para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) do hospital de Serpa, a contratação de profissionais de saúde, a requalificação de escolas secundárias e a contratação de professores são outros problemas há muito diagnosticados e que continuam sem resposta igualmente", salientou ainda.

“O distrito de Beja tem potencialidades para se desenvolver e dar o seu contributo ao País e o PCP tem soluções, respostas e alternativas para se fazer face às dificuldades, e necessidades, esperando que muitas das suas propostas possam passar na Assembleia da República, e na discussão do próximo Orçamento do Estado (OE2024), não ficando pelo caminho, como tem acontecido”, realçou o responsável da DORBE.

Neste contexto, Manuel Valente, chamou à atenção para a Jornada Nacional de Defesa e Reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que está a ser desenvolvida pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) e que tem o seu ponto alto no próximo dia 16, sábado.

Beja junta-se à iniciativa nacional e faz, a partir das 10h00, uma concentração junto ao Centro de Saúde da cidade e marcha até ao Hospital José Joaquim Fernandes, avançou Manuel Valente, adiantando que a Comissão de Utentes está integrada, igualmente, na organização deste protesto na capital de distrito.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.