João Paradela de Oliveira foi distinguido, em 2014, com a Medalha de Mérito Municipal pela Câmara Municipal de Beja. O médico psiquiatra, natural de Lisboa, chegou a Beja na década de noventa, trabalhou para lá da sua aposentação e permaneceu na capital de distrito.
A Voz da Planície recorda que João Paradela de Oliveira colaborou com a nossa rádio, deixando o seu testemunho no que se refere ao seu percurso de vida, destacando o trabalho desenvolvido durante anos na área do stress pós-traumático dos combatentes da guerra colonial portuguesa, num dos programas produzidos pela nossa estação, com o nome "25 de Abril - na primeira pessoa".
Ana Matos Pires, diretora do Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSDBA), escreveu nas redes sociais: "Soube há pouco, o João Paradela faleceu. Sabia-o doente, mas é sempre triste receber a notícia da morte de um homem como ele. Um antifascista como poucos, um psiquiatra que sempre esteve lá para as gentes do Baixo Alentejo, mesmo depois de se reformar. O Departamento de Saúde Mental e a ULSBA devem-lhe tanto. Obrigada por tudo."
A Voz da Planície expressa as suas sentidas condolências à família e amigos de João Paradela de Oliveira.
Foto: retirada do Facebook de João Paradela de Oliveira.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com