Voltar

Atualidade

“Falar Claro” hoje na Voz da Planície das 18.00 às 19.00 horas

Atualidade

“Falar Claro” hoje na Voz da Planície das 18.00 às 19.00 horas


Todas as terças-feiras temos na antena da Voz da Planície o programa “Falar Claro”. Uma hora de conversa com o habitual painel de comentadores: José Pinela Fernandes, Juvenália Salgado e José Maria Pós de Mina, a partir das 18.00 horas e até às 19.00 horas. Todas as semanas são abordados três temas da atualidade.

Nesta terça, os comentadores abordam, uma vez mais, a questão das acessibilidades no distrito. IP8 e ferrovia voltam a estar em cima da mesa depois dos avanços feitos sobre esta matéria, na semana passada, pelo ministro das Infraestruturas à CIMBAL.

A pouco mais de sete meses das autárquicas a matéria já “mexe” e, recentemente, a provedora de Justiça pediu a inconstitucionalidade da lei eleitoral autárquica por eventual "violação dos direitos dos cidadãos de tomar parte na vida política".

A provedora Maria Lúcia Amaral requereu a "fiscalização da constitucionalidade de normas da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais". É referido que com esta lei passou a “ser vedado a um mesmo grupo de cidadãos eleitores apresentarem candidaturas, simultaneamente, a órgãos municipais e às assembleias de freguesia do mesmo concelho, o que pode pôr em causa direitos fundamentais”. Hoje, vamos ouvir qual a opinião que os comentadores têm sobre esta matéria.

Um estudo recente diz que Portugal é um dos países da Europa com tendência acentuada de radicalização, o estudo diz mesmo que “a infiltração de extrema-direita nos protestos por melhores condições de vida, como é o caso dos pequenos e médios empresários, deverá continuar. E não se pode, neste caso, com o agravamento da crise social e económica, excluir a possibilidade de radicalização nas formas de protesto da extrema-direita portuguesa", alerta o relatório "Estado de ódio o extremismo de direita na Europa". Em Portugal, são identificados seis grupos ligados à extrema-direita. O Chega é identificado como populista radical de direita, o Ergue-te (ex-PNR) de extrema-direita, os grupos Escudo Indentitário e Associação Portugueses Primeiro são considerados identitários, Hammer Skin neo-nazis e o Movimento Zero, movimento não orgânico nas polícias, é definido como populistas de extrema-direita”.

Acompanhe o “Falar Claro” como habitualmente através dos 104.5 da Voz da Planície ou na nossa emissão on-line em www.vozdaplanicie.pt.


PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.