Enaltecendo todas as potencialidades do concelho, Hélder Guerreiro frisou que Odemira é "diversidade" e revelou que "em nascimentos representa 20 por cento do Baixo Alentejo e 30 por cento do Litoral Alentejano". Um "crescimento populacional que significa um verdadeiro desafio nas áreas da educação, da saúde e da habitação" e foi neste contexto que pediu "respostas para estas problemáticas" ao secretário de Estado Carlos Miguel. Hélder Guerreiro identificou o conjunto de respostas que o Município já tem no terreno, mas deixando claro que o Governo precisa de ajudar e que também Odemira está disponível para contribuir.
Dário Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio, recordou que "nem sempre este território é notícia pelas melhores razões" e sublinhou que "é preciso deixar de tomar decisões nos gabinetes e vir ao terreno para que as respostas possam ir ao encontro do que as populações efetivamente necessitam".
O secretário de Estado Carlos Miguel não fugiu às respostas e disse que "Odemira cresceu 12,5 por cento no que se refere à população e que tem um problema muito específico com a população imigrante sazonal". Esclareceu que "estas pessoas precisam de condições dignas de habitação que têm de ser resolvidas agora", defendendo que "quem contrata tem de dar resposta nas suas herdades, em alojamento, a estes trabalhadores".
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com