A exposição “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas”, que pode ser visitada na Biblioteca Municipal de Serpa, “pretende relevar o contributo de tantas mulheres que, com origens e percursos diferentes, inventaram e concretizaram batalhas pelos seus direitos, pela justiça social e pela liberdade, desde os anos 30 até ao 25 de Abril”, sublinha a autarquia de Serpa.
Neste âmbito é exibido amanhã, pelas 14h30, também na Biblioteca Municipal, o documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas”, baseado na obra “Novas Cartas Portuguesas”, livro publicado em 1972, levado a julgamento e censurado pelo Antigo Regime. Depois da projeção decorre um debate, com a presença da produtora do filme e de uma artista convidada.
Ambas as iniciativas, de entrada livre, “destacam o papel insubstituível das mulheres ao longo dos 48 anos de resistência ao fascismo e a sua importância na conquista da liberdade no nosso País”, frisa a da Câmara de Serpa.
A revista Zona está de parabéns e na exposição patente ao público na Casa da Cultura de Beja podem ser apreciados "trabalhos de Álvaro Holstein, Ana Pessoa, Angelo Ron, António Fontinhas, Beatriz Gusmão, Bruno Maio, Bruno Pinto, Carlos Silva, Daniel Maia, Diogo Lourenço, Fil, Filipe Duarte, Filipe Ferreira, Guido Barsi, Guilherme Pires, Henrique Hollanda, Isabel Nobre, Leandro Silva, Luís Guerreiro, Marco Fraga da Silva, Matheus Moura, Matthieu Pereira, Miguel Santos, Nietzsche Pop, Pedro Nascimento, Pedro Petrachi, Rui Alex, Sérgio Santos e Vinicius Posteraro."
Recordamos que esta exposição pode ser visitada até ao último dia deste mês, na Cafetaria da Casa da Cultura de Beja.
"Hélder Oliveira nasceu em Odemira em 1969. Frequentou o Curso de Professores do ensino Básico / variante de Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação de Beja, que concluiu em 1996. Desde cedo desenvolveu projetos como artista plástico em diversas áreas de expressão criativa. A partir de 2008 iniciou com regularidade a sua colaboração com publicações editoriais nacionais e internacionais, na área da ilustração. Foi formador de técnicas de ilustração na Escola Técnica de Comunicação (ETIC) de 2009 a 2013. Simultaneamente colabora com agências de audiovisual na vertente publicitária e marketing. Premiado por diversas vezes pelas características do seu trabalho (Communication Arts, Prémios Stuart, Creative quarterly, etc.) gosta de aliar os meios analógicos com os recursos digitais como meio de expressão", revela o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
O convite para a exposição surge na sequência do projeto “Skills 4 Pós-Covid – Receção aos novos estudantes” - que Hélder Oliveira abraçou desde o primeiro momento - na qual o artista caracteriza, através de ilustrações, seis personas que representam alunos do IPBeja com diferentes características.
Na exposição, que foi inaugurada no passado dia 7, além destas imagens criadas para o IPBeja, podem, também, ser apreciados outros trabalhos do ilustrador que colabora com o Expresso e a SIC, entre outros.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com