Voltar

Cultura

Exposição "Chá da vovó" celebra 100 anos de SAM, na Biblioteca de Serpa

Cultura

Exposição "Chá da vovó" celebra 100 anos de SAM, na Biblioteca de Serpa

Foto: CM Serpa

“Chá da vovó”, de Samuel Azavey Torres de Carvalho, conhecido como SAM, é inaugurada amanhã, dia 20, na Biblioteca Municipal de Serpa, para o público jovem e adulto. As entradas nesta exposição, dedicada ao conhecido cartunista SAM, são gratuitas e a organização desta mostra é da responsabilidade da Câmara de Serpa.

Samuel Azavey Torres de Carvalho, nasceu em Lisboa, a 31 de janeiro de 1924, também conhecido por SAM, foi um cartunista português célebre pelo personagem "Guarda Ricardo". Filho de pai português e mãe hebraico-italiana, SAM teve três filhos e nove netos.

SAM era um "artista que procurava chamar a atenção para os problemas do Mundo contemporâneo, no qual os elementos comuns, nomeadamente, da natureza, estavam em extinção devido à alienação das comunidades humanas: «Para quem vive na cidade de betão, numa pequena célula de vidro e plástico e, ao ritmo das suas apreensões e do pulsar dos computadores, se move ao longo dos corredores metálicos que se dirigem para o futuro, uma borboleta é um ser extinto. Neste caminhar ansioso por entre paredes polidas, não se olham borboletas nem se ouve delas qualquer sinal. Retidas no outro mundo, ficaram-se pelo passado, sepultadas como coisa morta»",  pode ler-se na informação divulgada na exposição "O Museu de Sam", de 1982, na Fundação Calouste Gulbenkian.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.