Francisco Serafim, professor de física, na Escola Secundária D. Manuel I aguarda este acontecimento com entusiasmo: “Os alunos adoram o programa. Entusiasmam-se com a análise de dados reais e com a possibilidade de dialogar com os físicos que participam”.
Este programa mundial abre aos jovens investigadores uma janela para as fronteiras da física. E as masterclasses internacionais em física de partículas dão aos estudantes a oportunidade de serem físicos de partículas por um dia.
A ideia fundamental do programa anual é levar os estudantes a vestir a pele de um cientista e trabalhar como os físicos na realidade. “Os estudantes ficam com uma ideia de como se faz hoje a investigação em física moderna, trabalhando diretamente com físicos de partículas e usando dados reais", disse Michael Kobel, professor de física na Universidade Técnica de Dresden e responsável pelo programa internacional.
As Masterclasses Internacionais em Física de Partículas são lideradas pela Universidade Técnica de Dresden e pela rede Quarknet, numa colaboração muito próxima com o grupo IPPOG (International Particle Physics Outreach Group). O objetivo deste grupo é tornar a física de partículas mais acessível ao público.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com