Voltar

Educação

Estudantes do ensino secundário "mergulham" na física de partículas no IPBeja

Educação

Estudantes do ensino secundário "mergulham" na física de partículas no IPBeja

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) participa neste programa, durante o dia de hoje, e espera receber 80 estudantes das escolas da região.

Francisco Serafim, professor de física, na Escola Secundária D. Manuel I aguarda este acontecimento com entusiasmo: “Os alunos adoram o programa. Entusiasmam-se com a análise de dados reais e com a possibilidade de dialogar com os físicos que participam”.

Este programa mundial abre aos jovens investigadores uma janela para as fronteiras da física. E as masterclasses internacionais em física de partículas dão aos estudantes a oportunidade de serem físicos de partículas por um dia.

A ideia fundamental do programa anual é levar os estudantes a vestir a pele de um cientista e trabalhar como os físicos na realidade. “Os estudantes ficam com uma ideia de como se faz hoje a investigação em física moderna, trabalhando diretamente com físicos de partículas e usando dados reais", disse Michael Kobel, professor de física na Universidade Técnica de Dresden e responsável pelo programa internacional.

As Masterclasses Internacionais em Física de Partículas são lideradas pela Universidade Técnica de Dresden e pela rede Quarknet, numa colaboração muito próxima com o grupo IPPOG (International Particle Physics Outreach Group). O objetivo deste grupo é tornar a física de partículas mais acessível ao público.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.