Voltar

Cultura

Espaço Oficinas recebe exposição “Descante”

Cultura

Espaço Oficinas recebe exposição “Descante”


Nas Oficinas de Formação e Animação Cultural, em Aljustrel, é inaugurada, esta tarde, às 18.00 horas, a exposição “Descante”, que celebra o cante alentejano, consagrado pela Unesco como Património Imaterial da Humanidade.

Trata-se de uma exposição colectiva itinerante, que chega agora a Aljustrel, e que lançou o desafio a vários artistas, de modo a promover as artes e divulgar a cultura e o modo de estar alentejano. São dez olhares diferentes tendo por base o cinema, a música, a fotografia, a pintura, a escultura, a serigrafia, a gravura, a ilustração e o cartoon.

A proposta que foi feita aos artistas foi a desconstrução do cante alentejano, levando a que cada autor desenvolvesse uma obra relacionada com esta forma tão característica de cantar, mas também com o trabalho e o modo de vida. Participam, entre outros, Guilherme Peleja, Luís Afonso, Afonso Cruz, Susa Monteiro, Ana Charrua, Joaquim Rosa, Vanda Lopes Palma, António Peleja, Leandro Sidoncha e Alma Vera. A curadoria encontra-se a cargo de Guilherme Peleja e de Francisco Chaves.

É uma exposição que junta a visão à audição, que celebra o 5.º aniversário do cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade, e que, neste dia de inauguração, conta ainda com um momento musical com o Grupo Coral Infantil do CAIM-Centro de Animação Infantil Municipal.

Esta mostra, que pode ser apreciada, até ao dia 7 de Março, é organizada pela “Fora da Gaveta”, uma Associação de Promoção e Educação pelas Artes, criada em Castro Verde. A organização conta com o apoio da Câmara Municipal de Aljustrel.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.