O impacto da utilização da mão-de-obra em várias atividades, com destaque para o setor agropecuário, especialmente no Sul do País, onde a presença de escravos foi mais significativa devido à baixa densidade populacional é uma das temáticas que vai ser discutida durante esta palestra, assim como "as diversas formas de aquisição de escravizados, a sua integração na sociedade, principalmente através da cristianização, e a natureza das relações entre escravos e seus proprietários".
A conferência termina com uma análise das leis promulgadas por D. José I, que puseram fim à escravidão no reino, com a abordagem às reações posteriores à abolição, focando-se nos acontecimentos registados na comarca de Ourique.
Esta conversa está integrada no ciclo de conferências Terra e Paisagens no Sul de Beja, promovido pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA), em conjunto com a Câmara Municipal e o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, a Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja (ADPCRB) e a Universidade Sénior de Beja.
As entradas são gratuitas.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com