A campanha “Escola Eletrão” decorre até 30 deste mês e do distrito de Beja estão envolvidas as escolas Básica Aviador Paes, em Colos, concelho de Odemira, a Básica de Amareleja, concelho de Moura, a Básica e Secundária Dr. João Brito Camacho, concelho de Almodôvar, a Profissional de Alvito e as secundárias de Castro Verde e Serpa.
As escolas participantes nesta campanha recebem um prémio em função da quantidade recolhida e encaminhada para reciclagem. Cada 10 quilos de pilhas, 10 quilos de lâmpadas ou 100 quilos de equipamentos elétricos usados vale um ponto. Por cada 10 pontos acumulados cada escola recebe um cheque-prenda de 75 euros. Este valor pode ser utilizado para adquirir novos equipamentos para apetrechar os estabelecimentos de ensino.
“Ao longo de 11 edições esta campanha já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes, o que é ilustrativo do envolvimento da comunidade escolar neste desígnio da reciclagem”, elogia o Diretor-geral Adjunto do Eletrão, Ricardo Furtado.
A 12.ª edição da iniciativa, promovida pelo Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos, que tem como objetivo sensibilizar para o correto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos fora de uso para reciclagem, arrancou em Setembro e termina a 30 de Junho, acompanhando o ano letivo.
A campanha “Escola Eletrão” desafia, também, os alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem no âmbito do concurso trimestral “Repórter Eletrão”.
No primeiro período as embalagens serviram de inspiração aos trabalhos. No segundo a reciclagem de equipamentos elétricos.
Cada aluno e professor com trabalhos vencedores recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros. As escolas com trabalhos vencedores ganham 10 pontos adicionais por cada trabalho, que acumulam com os pontos obtidos pelo encaminhamento dos equipamentos para reciclagem.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com