Voltar

Educação

Escola Mário Beirão inaugura novo painel de azulejos

Educação

Escola Mário Beirão inaugura novo painel de azulejos


No próximo dia 6 de maio, pelas 17h00, o novo painel de azulejos poderá ser visto na Escola Mário Beirão de Beja. “Imaginem alunos vindos de meios sociais desfavorecidos, em risco de abandono, inscritos em cursos do CEF, para concluírem o 9º ano”, pois pelo método tradicional sentem mais dificuldades, mas estes alunos não tiveram dificuldades em produzir objetos cerâmicos que “fariam inveja a muitos profissionais”.

Os azulejos que compõem este painel inspiram-se em temas de azulejaria, papoilas, estevas, pintores, entre outros, e Florival Baiôa da ADPBeja e Agrupamento de Escolas nº2, sublinha que em Beja “fomos os primeiros importadores de azulejos em 1467”, e agora está a decorrer a obra “Azulejar”, feita por alunos do CEF, estudantes com algumas dificuldades de aprendizagem que se encontram em risco de abandono. Porém estes alunos, juntamente com os docentes, conseguiram fazer uma obra “absolutamente sensacional” no qual o próprio Florival Baiôa, sendo especialista em azulejos, realça que são de uma “qualidade extrema” quer pelo domínio da técnica quer pela criatividade.

Florival Baiôa, sugere que Beja devia “aproveitar estes alunos, bons tecnicamente” e criar “um centro de azulejaria ou centro de cerâmica de Beja”. Acrescenta também que este ano decorre a Festa do Azulejo de Beja, que se realiza há cerca de 5 anos, numa parceria forte entre a ADPBeja e o Agrupamento de Escolas nº2, juntamente com outras parcerias.

Termina, sublinhando que todos os bejenses, em particular professores, “deviam olhar e ver este trabalho magnífico do pessoal docente e de alunos que de princípio estariam perdidos para a escola e perdidos também para a cultura”.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.