O ponto de partida é o Alentejo Interior, território cada vez menos povoado e envelhecido, e que desafiará crianças e idosos a participar em projetos colaborativos e criativos, fomentando o contacto intergeracional, fundamental na passagem de práticas culturais e na sua apropriação na atualidade.
Um projeto que, através da manipulação de materiais plásticos e técnicas de criação artística, explora os conceitos de autorrepresentação, personagem, identidade individual, cultural e de comunidade com recurso a técnicas como a modelagem, desenho, stencil/carimbo, tie-dye/tinturaria, costura, entre outras. Destas sessões nascerão peças de adereço relacionadas com a temática do festival e que serão apresentadas durante o Desfile que se realiza no âmbito do Festival.
O Festival acontece em Entradas, de 17 a 19 de fevereiro, e promete três dias de muita animação, com uma programação que remete para uma dança de identidade partilhada, cruzando gentes, tradições e o saber-fazer da comunidade local.
Os bailes e as diferentes oficinas, os passeios e a gastronomia local, serão parte importante do festival. O cante, a música de tradição e o artesanato voltam a ser presença assídua e o mote para o desenrolar de um conjunto de iniciativas que celebram a cultura alentejana.
O festival é uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde, Associação PédeXumbo e Junta de Freguesia de Entradas.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com