Voltar

Cultura

Entrudanças 2023 prepara projeto de criação artística “Pessoas Cheias de Território”

Cultura

Entrudanças 2023 prepara projeto de criação artística “Pessoas Cheias de Território”


Já começaram as primeiras sessões de preparação para o projeto com a comunidade local, no âmbito do Festival Entrudanças 2023. “Pessoas Cheias de Território” é o título que está a ser dinamizado pela figurinista Sara Rodrigues, junto da comunidade de Entradas e de Castro Verde.

O ponto de partida é o Alentejo Interior, território cada vez menos povoado e envelhecido, e que desafiará crianças e idosos a participar em projetos colaborativos e criativos, fomentando o contacto intergeracional, fundamental na passagem de práticas culturais e na sua apropriação na atualidade.

Um projeto que, através da manipulação de materiais plásticos e técnicas de criação artística, explora os conceitos de autorrepresentação, personagem, identidade individual, cultural e de comunidade com recurso a técnicas como a modelagem, desenho, stencil/carimbo, tie-dye/tinturaria, costura, entre outras. Destas sessões nascerão peças de adereço relacionadas com a temática do festival e que serão apresentadas durante o Desfile que se realiza no âmbito do Festival.

O Festival acontece em Entradas, de 17 a 19 de fevereiro, e promete três dias de muita animação, com uma programação que remete para uma dança de identidade partilhada, cruzando gentes, tradições e o saber-fazer da comunidade local.

Os bailes e as diferentes oficinas, os passeios e a gastronomia local, serão parte importante do festival. O cante, a música de tradição e o artesanato voltam a ser presença assídua e o mote para o desenrolar de um conjunto de iniciativas que celebram a cultura alentejana.

O festival é uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde, Associação PédeXumbo e Junta de Freguesia de Entradas.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.