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Educação

Ensino on-line: “alunos do 6.º ano foram os mais prejudicados com ensino à distância”

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Ensino on-line: “alunos do 6.º ano foram os mais prejudicados com ensino à distância”


Já foi feita a apresentação de dados preliminares do estudo do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) que mostrou que “mais de metade dos alunos dos 6.º e 9.º anos não consegue atingir os níveis esperados de literacia a matemática, leitura e literacia científica”. 

O estudo Diagnóstico das Aprendizagens, do IAVE, mostrou que a maioria dos alunos “não conseguiu atingir os níveis esperados em conhecimentos elementares nas diversas áreas” e que “os alunos do 6.º ano foram os que revelaram os piores resultados nos testes diagnóstico realizados aos estudantes do ensino básico, ao contrário dos mais novos que mostraram «maior resiliência» e capacidade de continuar a aprender em casa.” Apenas “39,5% dos alunos do 9.º ano conseguiu dar resposta ao pretendido.”

Em janeiro deste ano, mais de 23 mil alunos (23.340 alunos) do 3.º, 6.º e 9.º ano realizaram um conjunto de tarefas para perceber o estado das aprendizagens em três áreas: literacia matemática; literacia científica e literacia de leitura e informação.

O Governo criou, entretanto, um grupo de trabalho multidisciplinar para apresentar recomendações sobre formas de combater os efeitos da pandemia na aprendizagem dos alunos, anunciou o secretário de Estado Adjunto e da Educação, entre elas a criação de “academias de verão para recuperar aprendizagens”. As recomendações da equipa multidisciplinar deverão ser conhecidas durante o mês de abril.



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