“O enoturismo é uma referência para o turismo no Alentejo, que potencia não só a vinda de turistas à região como contribui para a dinamização da economia alentejana”, salientou hoje o presidente da CVRA, Francisco Mateus.
Citado num comunicado divulgado hoje pela CVRA, o mesmo responsável lembrou que, nesta região, “a tradição vitivinícola é milenar” e que os vinhos produzidos são “de qualidade e reconhecidos internacionalmente”.
Francisco Mateus lembrou que existem, no Alentejo, “vários programas de atividades diversificados, algo que atrai cada vez mais turistas interessados em conhecer a região, a cultura, a gastronomia e as gentes alentejanas”.
No mesmo documento, a comissão vitivinícola indicou que, face ao ano de 2022, o enoturismo aumentou 27% no ano passado.
No ano passado, o enoturismo no Alentejo registou um total de 160.148 visitantes, quando, no ano anterior, tinha recebido 126.030 visitantes, o que significa que houve mais 34.118 turistas a procuraram programas vínicos na região em 2023, face a 2022.
De acordo com os dados recolhidos pela CVRA, “o mercado nacional lidera o «ranking» de visitantes, representando 50% do total de interessados” pelos Vinhos do Alentejo.
Além do "top 3", que aos portugueses junta turistas oriundos do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA), outros países “têm vindo a registar um crescimento assinalável” no que respeita às unidades de enoturismo na região.
De entre os diferentes itinerários disponíveis nos três distritos alentejanos – Rota de São Mamede (Portalegre), Rota Histórica (Évora) e Rota do Guadiana (Beja) –, “a Rota Histórica é a que apresenta o número mais elevado” de turistas, segundo a CVRA, que revelou ainda que “a Rota do Guadiana foi a que apresentou um maior crescimento (44%) face ao ano anterior”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com