"Este trabalho, produzido em parceria com o Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes, foi gravado nas suas instalações e mostra, em 22 entrevistas, as histórias de ex-combatentes bejenses, que foram arrancados da sua cidade e das suas aldeias, obrigados a partir para os antigos territórios ultramarinos, sem saber em nome de quê ou quem, nem o que os esperava ou se algum dia voltariam a ver as suas famílias. Pais ou maridos, filhos de alguém, deixando para trás, na flor da idade, os sonhos e a esperança no futuro. Mobilizados sem possibilidade de escolha, sozinhos, assustados, vítimas duma violência atroz, típica do Estado Novo e de todas as ditaduras", explica a Junta de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista no documento enviado à nossa redação.
"Perpetuar as memórias de ex-combatentes e homenagear a sua intervenção é o objetivo deste trabalho". A produção esteve a cargo do Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes e da Junta de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista e a realização e edição é de Nelson Patriarca, é revelado também.
“Memórias de Guerra”, já está disponível nas redes sociais da Junta de Freguesia e do Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes, com a primeira memória de um ex-combatente. Esta iniciativa prolonga-se até março de 2025 e pode ser vista em https://www.youtube.com/watch?v=Wkx7KnfYxpc
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com