A partir de amanhã, dia 27 de março, e até 7 de abril, o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) tem abertas candidaturas à 2.ª fase da pós graduação em Gestão Sustentável do Setor Olivícola. Resultado duma parceria entre o IPBeja, a OLIVUM, EDIA e a ML Consultoria Agrícola.
Até ao próximo dia 13 de abril decorre, no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), o período de candidaturas de inscrição às provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para frequência dos cursos superiores para maiores de 23 anos. Podem inscrever-se nestas provas os candidatos que completem 23 anos de idade até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas e que não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior.
Os estudantes do ensino superior saem hoje, dia 24 de março, à rua, numa manifestação que começará às 14h30, no Rossio, em Lisboa, e que culminará na Assembleia da República, onde existirão algumas intervenções.
A outorga do grau de doutor nos institutos politécnicos decorre da aprovação da Lei n.º 16/2023 de 10 de abril e exige que estas instituições possuam um corpo docente afiliado em centros de investigação, ou polos de centros de Investigação, classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, de muito bom ou excelente. AgroEcologia e Inovação Tecnológica e Ciências do Desporto são as possibilidades submetidas à aprovação.
No dia 21 deste mês, pelas 15h00, terá lugar na sala H2O da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), o terceiro encontro da comunidade OWASP Beja [1]. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
O projeto I.d.E.A. - Idealiza, Empreende e Atua, da SOMINCOR, entre as diversas iniciativas previstas, destaque para a realização de dois Bootcamp de Empreendedorismo Jovem. O primeiro é nesta sexta-feira, em Almodôvar, sendo destinado aos alunos dos agrupamento de escolas de Almodôvar e Ourique; já o segundo será a 21 deste mês, em Mértola, contando com a presença de alunos dos agrupamentos de escolas de Mértola e de Aljustrel.
Até ao dia 13 de abril decorre, no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), o período de candidaturas ao Concurso Local para a Matrícula e Inscrição no Curso de Licenciatura de Solicitadoria em Ensino à Distância, frisa a instituição, em nota de imprensa.
As escolas realizara mais de 900 mil provas-ensaio para testar o formato digital em que vão realizar-se as provas finais, segundo o balanço feito pelo ministro da Educação.
De 24 de fevereiro a 15 de março está a decorrer a 1.ª Fase de Candidaturas à Mobilidade Académica de Estudantes no Politécnico de Beja (IPBeja). "O atual período de candidaturas destina-se a todos os estudantes do IPBeja que queiram realizar uma experiência de mobilidade estudos, no 1.º ou 2.º semestre do próximo ano letivo, numa das instituições parceiras e com pleno reconhecimento no regresso, através de um dos seguintes programas de mobilidade: Erasmus+, Erasmus ICM, Bartolomeu de Gusmão, Cooperação com Macau e Vasco da Gama", refere a instituição de ensino superior da cidade.
No âmbito de um projeto da Câmara Municipal de Mértola, com a parceria da Alsud, as crianças do pré-escolar têm agora a oportunidade de mergulhar no universo da música tradicional alentejana. As aulas são conduzidas por Celina da Piedade e Ana Santos, avança a Câmara de Mértola.
O Instituto Politécnico cria Prémio Carreira Alumni IPBeja, uma distinção anual que reconhece o mérito pessoal e profissional dos seus antigos estudantes. Este prémio será atribuído a quatro Alumni, um de cada escola da instituição, que se tenham destacado ao longo da sua carreira, tornando-se referências para os atuais estudantes e para a comunidade académica.
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, avisou que a falta de docentes “vai ser uma calamidade” dentro de cinco anos se nada for feito para recuperar os que abandonaram o ensino.
Até dia 14 deste mês, decorre no IPBeja a 9.ª edição do Curso Intensivo “Multi-Spectral Imaging & System Analysis: tools for smart water management”, que conta com a participação de 22 estudantes de 8 instituições de ensino superior parceiras, avança a instituição.
O Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA), com sede em Beja, mas respondendo a muitos concelhos do distrito por ser uma Associação que tem na sua constituição muitos municípios do território, bem como dois polos, um em Castro Verde e outro em Moura, já tem "uma dimensão considerável". Jorge Barradas, diretor desta instituição de ensino artístico, revela que o "CRBA tem 600 alunos, 500 na música, 100 na dança e a grande maioria a frequentar a resposta de ensino articulado", na conversa que pode ouvir aqui.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai disponibilizar em 2025-2026, na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior, 519 vagas, distribuídas por 13 cursos, mais sete que no presente ano letivo, foi anunciado.
As universidades e institutos politécnicos oferecem este ano mais vagas nos concursos de acesso, disponibilizando 101.798 lugares em licenciaturas e mestrados integrados, segundo as listas divulgadas e que revelam um aumento de 20% em Educação Básica.
No âmbito da Estratégia de Comunicação para o ano letivo 2025/26, o Instituto Politécnico de Beja (IPbeja) promove, nos dias 18, 19 e 20 deste mês, o “DIA ABERTO ‘25”, com a presença estudantes do ensino secundário e profissional, acompanhados de professores, com origem em escolas do ensino secundário com cursos científico-humanísticos e profissionais ou escolas do ensino profissional, dos distritos de Beja, Évora, Faro e Setúbal.
Os professores são contra a criação de uma carreira de diretor escolar e a possibilidade de esses diretores poderem convidar pessoas de fora da escola para constituir a sua equipa, revela um inquérito divulgado pela Fenprof.
O grupo chegou ao concelho de Vidigueira e ao Agrupamento de Escolas, esta semana e "tem a oportunidade, nestes dias, de participar em várias visitas e atividades e partilhar conhecimentos e experiências", sublinha o Município.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai dinamizar um curso técnico superior profissional (CTeSP) na área das Tecnologias para a Gestão da Qualidade e Segurança em Mértola, no próximo ano letivo de 2025-2026.
Esta formação, a pós-graduação Gestão Sustentável do Setor Olivícola, "é diferenciadora porque foi criada a partir da comunidade, tendo os parceiros identificado a necessidade de promover a melhoria da qualificação dos recursos humanos, por forma a responder aos novos desafios e oportunidades do setor olivícola", afirma o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). As inscrições abrem amanhã, dia 3 de fevereiro.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) registou, até 31 de dezembro de 2024, um total de 3.467 estudantes matriculados nos seus cursos de CTESP, Licenciaturas, Pós-Graduações e Mestrados. Este número "reflete um crescimento de 12,2% em comparação com o ano letivo anterior, no qual foram contabilizados 3.091 estudantes", assegura a instituição.
O Interrail do Conhecimento é apresentado hoje, dia 30 de janeiro, a partir das 16h00, no auditório da Biblioteca de Beja, e conta com a participação do psicólogo e autor, António Vilhena, que vai falar sobre a importância que o conhecimento assume cada vez mais na sociedade atual. A sessão, aberta à comunidade em geral, tem ainda um momento musical, da responsabilidade do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA).
Na manhã informativa desta quarta-feira, dia 29, a vereadora da Câmara Municipal de Beja Maria João Ganhão, e Lénia Santos, do setor de Educação da autarquia bejense, apresentaram o Interrail do Conhecimento 2025. Nesta conversa foi avançado que a oferta deste ano contempla mais de 100 atividades, promovidas por mais de 30 entidades, instituições e serviços que desenvolvem o seu trabalho no território.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) aderiu à aliança HEROES, uma “iniciativa inovadora” que une nove instituições de ensino superior orientadas para o ensino prático e investigação aplicada, anunciou a instituição.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) "alcançou em 2024 um marco importante no historial da sua investigação científica. De acordo com a base de dados internacional SCOPUS, o número de publicações científicas associadas ao IPBeja atingiu um total de 126 publicações em 2024, com destaque para as áreas das Ciências Sociais (13,6%), Saúde (9,8%), Agricultura e Biologia (9,1%) e Informática (8,7%). Estes dados refletem igualmente a diversidade e equilíbrio da produção científica nas quatro escolas que compõem o IPBeja, demonstrando uma presença uniforme da atividade de investigação em todas elas."
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) anuncia que está a decorrer, até 9 de fevereiro, a primeira fase do concurso especial de acesso e ingresso para estudante internacional.
O Governo autorizou a despesa de 10 milhões de euros para a contratação de 287 mediadores para as escolas gerirem o aumento de alunos imigrantes, anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) propôs aos sindicatos reduzir de 20 para 15 quilómetros o critério de distância mínima que permite aos professores com patologias serem colocados em escolas perto de casa.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) entrega hoje, dia 24 de janeiro, uma petição no parlamento com mais de 15 mil assinaturas de docentes que apelam à “urgente valorização da carreira docente”.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) afirma, em comunicado, que deu "mais um passo significativo na modernização do seu ensino, ao disponibilizar 120 computadores portáteis aos docentes a tempo integral que manifestaram interesse nesta iniciativa". E frisa que esta medida "reflete o compromisso do IPBeja em proporcionar melhores condições de trabalho e impulsionar a transformação digital, em linha com o Plano Estratégico 2022-2025."
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) é parceiro da Universidade de Évora, bem como do Politécnico de Santarém, no Centro de Dados de Investigação do Alentejo (CDIA), criado recentemente. O CDIA tem como objetivo armazenar, processar e analisar dados de investigação para a academia, empresas e organizações públicas.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) realiza, nesta quarta-feira, 15 de janeiro, a pré-apresentação dos resultados do estudo “Herdade do Outeiro: Visão Estratégica 2030”. A iniciativa decorre no anfiteatro da Escola Superior Agrária de Beja (ESAB), a partir das 14h30.
O Município de Odemira atribuiu "um total de 55 bolsas de estudo para alunos do concelho que frequentam o ensino secundário e superior e mais três prémios de mérito para alunos do ensino secundário no ano letivo 2024/2025, no valor total de 100 mil euros".
"Com a nova residência de estudantes pronta a funcionar, tal como se prevê, no início do ano letivo 2025/26, o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai ser a instituição de ensino superior com o maior rácio estudante/cama", afirma Fátima Carvalho. A presidente da instituição acredita que "este facto será fundamental para atrair mais alunos para uma cidade do Interior onde a população do IPBeja - estudantes, docentes e funcionários - representa 10% da existente no concelho".
O Município de Castro Verde assina nesta segunda-feira, dia 13, protocolos que permitem a criação no concelho, no próximo ano letivo 2025/26, de uma nova oferta formativa de ensino superior, com a criação de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em "Apoio a Cuidados Continuados".
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) tem a decorrer, até 21 de janeiro, o período de candidaturas à 2.ª fase do Curso de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos: uma fileira em transformação.
O regime de mobilidade por doença será o primeiro ponto a ser negociado no âmbito da revisão do estatuto da carreira docente e as novas regras deverão ser aplicadas já em 2025, segundo o protocolo negocial
A maioria dos docentes quer que o novo estatuto da carreira docente, que está a ser negociado entre Governo e os sindicatos de professores, entre em vigor já no próximo ano letivo e exige mudanças na avaliação de desempenho. As conclusões surgem após um inquérito realizado pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE), que ouviu 7.191 docentes sobre o processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD).
O parlamento aprovou, na generalidade, duas iniciativas legislativas do Governo e do PS para um novo Estatuto da Carreira de Investigação Científica (ECIC), que atualizam o documento em vigor há cerca de 25 anos.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com