A nossa rádio tinha revelado, na passada semana, a realização da reunião do NPISA - Beja onde tinha ficado claro não haver "para já, vagas a nível nacional nos CAES" e que iria avançar, então, "um plano de contingência" para criação do "Centro de Abrigo Temporário Noturno".
Na reunião de Câmara desta semana, a vereadora Marisa Saturnino fez o ponto de situação desta resposta, sublinhando que a mesma ficará a funcionar até final de fevereiro ou, caso as condições climatéricas o exijam, até 15 de março.
Recordamos que "a intervenção da autarquia bejense no «Edifício Refer» é contribuir para uma limpeza final, e profunda, do espaço em causa, ou seja, numa altura em que a possibilidade de nova ocupação já não se coloque", bem como "intervir, através do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo de Beja (NPISA - Beja), no encaminhamento das pessoas que se encontram no edifício, e que quiserem ser ajudadas, em centros de alojamento de emergência social (CAES)".
"Só depois da desocupação do espaço", deixou claro à Voz da Planície a Cruz Vermelha Portuguesa, que a nossa rádio questionou, sobre esta matéria, e que respondeu por e-mail, procederá ao "entaipamento do edifício". Clarificou, ainda, a Cruz Vermelha Portuguesa, no mesmo e-mail, que no "edifício arrendado à Infraestruturas de Portugal, os pressupostos inicialmente subjacentes a este projeto não se concretizaram", dai a resolução do "entaipamento" do mesmo, depois de ficar vazio e da Câmara de Beja proceder à limpeza física do espaço.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com