Voltar

Agricultura

ACOS contra cortes de água no regadio. Aguarda reunião com ministro da tutela

Agricultura

ACOS contra cortes de água no regadio. Aguarda reunião com ministro da tutela

Foto: Freepik

Na sequência do artigo do "Público" com o título “Gestora de Alqueva está a cortar a água aos agricultores que excedem os consumos acordados”, a ACOS - Associação de Agricultores do Sul informa que, logo após ter conhecimento das cartas enviadas pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), teve "a oportunidade de discordar de tal procedimento junto do ministro da Agricultura pessoalmente e por e-mail". A ACOS está a aguardar a marcação de uma reunião para tratar desta e de outras matérias com o ministro da tutela.

"Por ser um assunto muito sensível, que pode ter repercussões económicas graves e que carece de adequada ponderação, esperamos discuti-lo com o ministro da Agricultura numa próxima reunião que já foi solicitada", esclarece Rui Garrido, presidente da Direção da ACOS.


Recorde-se que esta medida foi implementada em janeiro de 2023 e explicada à nossa rádio pelo presidente do Conselho de Administração da EDIA. José Pedro Salema esclareceu que "quem cumpre as regras não tem quaisquer restrições, mas limita, naturalmente, quem queira regar mais do que está autorizado a fazer”.

"Todos os utilizadores do regadio têm que fazer uma inscrição anual na Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA). Isto não significa que há restrições para quem cumpre as regras, mas sim que limita quem quer regar para lá do autorizado”, assegurou à Voz da Planície, em janeiro de 2023, José Pedro Salema.


PUB
PUB

Concertos

Bia Ferreira encerra hoje Festival das Marias

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.