Dos 350 milhões de metros cúbicos de água distribuídos, “mais de 251 Milhões foram entregues diretamente aos clientes finais, cerca de 13,5 Milhões em captações diretas e um pouco mais de 84 milhões aos perímetros de rega confinantes”, refere o documento enviado à nossa redação.
É referido, também, que “Alqueva garantiu os caudais no rio Guadiana. A barragem de Pedrógão libertou para o rio, perto de 211 Milhões de metros cúbicos, água essa turbinada na Mini-hídrica de Pedrógão, garantindo ao Pulo do Lobo uma afluência acumulada perto dos 245 Milhões de metros cúbicos.”
É frisado, igualmente, que “todos estes volumes de água extraídos da albufeira de Alqueva levaram a que, e na sequência de outros anos secos, a cota tenha baixado para menos de 144 metros, ou seja, 8 metros abaixo do seu nível de pleno armazenamento. Apesar disso, foi possível que a Central Hidroelétrica de Alqueva tivesse turbinado mais de 2 588 milhões de metros cúbicos, volume praticamente todo devolvido à albufeira de Alqueva por via da bombagem dos grupos reversíveis.”
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com