Voltar

Economia

“É preciso passar aos atos nos projetos estruturantes do distrito”, diz presidente do NERBE

Economia

“É preciso passar aos atos nos projetos estruturantes do distrito”, diz presidente do NERBE

“2022 foi um bom ano e 2023 é para continuar este caminho, contudo, o distrito precisa que se passe aos atos nos projetos estruturantes e de mais investimento no setor secundário”, defende o presidente do NERBE/AEBAL.

Este novo ano começa na Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/AEBAL) com visitas oficiais, sendo que uma delas acontece já no dia de hoje. A instituição mostra, nesta sexta-feira, o Centro de Incubação de Base Tecnológica (CIBT - NERBE) ao deputado Nelson Brito, eleito por Beja, pelo Partido Socialista (PS).

David Simão, presidente do NERBE/AEBAL, quer dar a conhecer “as preocupações dos empresários da região face à atual conjuntura de instabilidade económica e social, à necessidade premente de investimentos nas acessibilidades do território, concretamente na rodovia e ferrovia, à necessidade de implementação rápida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030”.

O responsável afirma que “no que se refere aos projetos estruturantes do território é preciso passar das palavras aos atos e seguir um caminho que permita crescer em valor, apostando na indústria transformadora, ou seja investir mais no setor secundário, para que o território consiga dar o salto”.

“Depois de um ano em que os empresários do distrito tiveram, tal como no resto do País, que se reinventar e adaptar constantemente às mudanças impostas pelos aumentos dos fatores de produção e outros, em 2023, ao que tudo indica o setor empresarial vai ter que continuar a conseguir responder a este desafio”, considera David Simão.

“2022 foi um bom ano para o NERBE/AEBAL pois conseguiu terminar o CIBT no tempo previsto, preencher todo o espaço de incubação, executar projetos de internacionalização e abrir novos mercados aos seus associados”, garante o presidente da Direção desta associação, com sede em Beja.

O ano 2023 ainda está no início, mas David Simão tem as melhores perspetivas para estes novos 12 meses.

“Estender a abrangência do NERBE/AEBAL no distrito, continuar a apoiar e a responder ao tecido empresarial do território, terminar a 2.ª fase do CIBT, implementar o projeto Bairros Digitais, para empresas e comerciantes do centro histórico de Beja, e promover mais o Incorpora, que dá uma ajuda na procura de recursos para as empresas no mercado de trabalho” são algumas das linhas de orientação traçadas, realça David Simão.

O presidente do NERBE/AEBAL tem confiança no futuro e conta, sublinha, “com todos os associados para que 2023 seja um ano bem-sucedido”.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.