Este novo ano começa na Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/AEBAL) com visitas oficiais, sendo que uma delas acontece já no dia de hoje. A instituição mostra, nesta sexta-feira, o Centro de Incubação de Base Tecnológica (CIBT - NERBE) ao deputado Nelson Brito, eleito por Beja, pelo Partido Socialista (PS).
David Simão, presidente do NERBE/AEBAL, quer dar a conhecer “as preocupações dos empresários da região face à atual conjuntura de instabilidade económica e social, à necessidade premente de investimentos nas acessibilidades do território, concretamente na rodovia e ferrovia, à necessidade de implementação rápida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030”.
O responsável afirma que “no que se refere aos projetos estruturantes do território é preciso passar das palavras aos atos e seguir um caminho que permita crescer em valor, apostando na indústria transformadora, ou seja investir mais no setor secundário, para que o território consiga dar o salto”.
“Depois de um ano em que os empresários do distrito tiveram, tal como no resto do País, que se reinventar e adaptar constantemente às mudanças impostas pelos aumentos dos fatores de produção e outros, em 2023, ao que tudo indica o setor empresarial vai ter que continuar a conseguir responder a este desafio”, considera David Simão.
“2022 foi um bom ano para o NERBE/AEBAL pois conseguiu terminar o CIBT no tempo previsto, preencher todo o espaço de incubação, executar projetos de internacionalização e abrir novos mercados aos seus associados”, garante o presidente da Direção desta associação, com sede em Beja.
O ano 2023 ainda está no início, mas David Simão tem as melhores perspetivas para estes novos 12 meses.
“Estender a abrangência do NERBE/AEBAL no distrito, continuar a apoiar e a responder ao tecido empresarial do território, terminar a 2.ª fase do CIBT, implementar o projeto Bairros Digitais, para empresas e comerciantes do centro histórico de Beja, e promover mais o Incorpora, que dá uma ajuda na procura de recursos para as empresas no mercado de trabalho” são algumas das linhas de orientação traçadas, realça David Simão.
O presidente do NERBE/AEBAL tem confiança no futuro e conta, sublinha, “com todos os associados para que 2023 seja um ano bem-sucedido”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com