Voltar

Sociedade

Distrito de Beja pode vir a ter três unidades locais de formação de bombeiros

Sociedade

Distrito de Beja pode vir a ter três unidades locais de formação de bombeiros

Foto: Freepik

Os concelhos de Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Moura e Ourique, no distrito de Beja, são as localizações em análise para a construção de três unidades locais de formação de bombeiros, avançou a Escola Nacional de Bombeiros.

O presidente da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Lídio Lopes, adiantou que o distrito de Beja deixará assim de ser o único no país sem uma unidade local de formação (ULF) de bombeiros, uma vez que aqueles concelhos demonstraram interesse em receber aquele equipamento.

Os municípios apresentaram as suas propostas, nomeadamente os locais a construir e o tipo de financiamento, e esperam agora uma decisão final por parte das entidades envolvidas.

Segundo Lídio Lopes, foi feita uma avaliação técnica com um representante da ENB e com um representante da Federação de Bombeiros do Distrito de Beja aos locais apontados pelas câmaras para se construir a ULF.

A decisão, que deverá ser conhecida ainda durante este mês, terá como “fatores importantes” a centralidade e os acessos dos respetivos concelhos, assim como as condições de financiamento e a disponibilidade imediata para a execução dos projetos.

“Chegámos à conclusão que as quatro disponibilidades servem em prioridade, entendemos que umas estão em melhores condições do que outras, até em questão de financiamento [porque] há câmaras municipais com uma disponibilidade financeira mais imediata e disponível do que outras e outras em que a construção da ULF está dependente da aprovação de fundos ou da disponibilidade de fundos comunitários”, explicou Lídio Lopes.

Apesar de a ENB ter pensado inicialmente em construir apenas duas unidades de formação no distrito de Beja, Lídio Lopes afirmou que há a possibilidade de serem três, uma vez que Moura poderá ser a solução para “a formação em salvamento aquático”.

Neste ponto, “as condições do edificado, de localização e de território” desse concelho são os fatores cruciais.

“Portanto, está elaborado o relatório no sentido de se prosseguir, vamos incorporar aquilo que é a opinião proposta da direção da ENB com aquilo que é a posição institucional da escola através da sua assembleia geral e depois falaremos com os presidentes de câmara para ver o estado de maturação, ou seja, da disponibilidade para rapidamente avançarem com a ULF”, afirmou.

A ENB já tinha alertado as câmaras municipais para a falta deste tipo de centros qualificados que disponibilizam aos bombeiros “equipamentos, meios e condições” para “poder executar o treino operacional”, particularmente, na área de incêndios urbanos.

“Em cada corpo de bombeiros devemos ter uma ULF e em cada bombeiro um formador. O desejável no futuro, e o utópico, é que todos os corpos de bombeiros tivessem uma ULF, porque uma unidade é um campo de treino. O que nós estamos a querer é aproximar a disponibilidade dos campos de treino para formação aos bombeiros e, neste caso, ao distrito de Beja [que] não tem nenhuma”, concluiu.

 


PUB
PUB

Concertos

Cremilda Medina celebra Dia da Mulher no Pax Julia

Acabou de tocar...

PATRICK HERNANDEZ - BORN TO BE ALIVE
16/03/2025 02:24
IVETE SANGALO E ALEXANDRE SAINZ - CORAZÓN PARTÍO
16/03/2025 02:20
ANA MOURA - DESLIZA
16/03/2025 02:16
LIANNE LA HAVAS - WHAT YOU DON´T DO
16/03/2025 02:14
THE CRANBERRIES - ODE TO MY FAMILY
16/03/2025 02:08
CLÁUDIA PASCOAL - ASSIM ASSIM
16/03/2025 02:06
ADRIANA CALCANHOTO - VAMBORA
16/03/2025 02:02
EL MATÓ A UN POLICÍA MOTORIZADO - SLIPPERY PEOPLE
16/03/2025 01:56
PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.