Voltar

Agricultura

Setor agrícola defende regresso das direções regionais de agricultura ao Ministério

Agricultura

Setor agrícola defende regresso das direções regionais de agricultura ao Ministério

Foto: Freepik

A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), a Confagri, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e a Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) escreveram uma carta dirigida aos ministros da Coesão Territorial e da Agricultura onde apelam ao Governo para "cumprir com o prometido na campanha eleitoral". O setor exige que as direções regionais de agricultura sejam transferidas para o Ministério.

Em comunicado é referido que "o Governo de então ignorou o apelo dos agricultores e manteve a sua decisão, prosseguindo com a decisão unilateral de retirada de competências do Ministério da Agricultura".

Para os agricultores, "a efetivação da transferência das direções regionais de agricultura para as comissões de coordenação e desenvolvimento regional foi a gota de água que fez transbordar o mar de descontentamento sentido pelos agricultores pela forma incompetente como estava então a ser gerida a pasta ministerial da agricultura e do mundo rural e que, como é sabido, levou às manifestações que, de norte a sul do país, a partir de janeiro de 2023 e durante vários meses, mobilizaram milhares de agricultores a saírem à rua em protesto". 

"Ficou bem à vista de todos, ao longo de um ano de 2023 marcado por atrasos e erros sucessivos nas candidaturas dos agricultores às ajudas da PAC, que a extinção das DRA e a sua transferência para as CCDR confirmou os piores receios que haviam sido atempadamente comunicados ao Governo.


PUB
PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.