Voltar

Atualidade

Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa é celebrado pela primeira vez

Atualidade

Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa é celebrado pela primeira vez

Foto: Paulo Monteiro

O Dia Nacional da Banda Desenhada (BD) Portuguesa é assinalado, em Portugal, pela primeira vez nesta sexta-feira, dia 18. A propósito desta celebração vamos ter na manhã informativa de hoje o autor, e responsável pela organização do Festival Internacional de BD de Beja, Paulo Monteiro, depois das 09h30.

Paulo Monteiro afirma que a celebração deste dia “é mais uma maneira de se falar da banda desenhada, e isso é importante”.

“Não acho que o dia seja o mais significativo na História da BD portuguesa, mas acho que é importante a entrada como uma das disciplinas da Academia de Belas Artes. É uma data em que cabem todas as outras datas”, disse.

Se pudesse ter escolhido, Paulo Monteiro diria que o Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa deveria ser a 03 de agosto, dia em que, em 1850, foi publicado, na Revista Popular, “Aventuras Sentimentais e Dramáticas do sr. Suplício Baptista”, do autor Flora, e que é considerada a primeira prancha de banda desenhada.

Sobre a relevância deste dia nacional, Paulo Monteiro concorda que servirá para o mercado promover e divulgar banda desenhada.

“Não sei se vai trazer mais leitores, mas é mais um motivo para se falar, para se conversar e isso não é necessariamente mau. E acaba por funcionar como um pretexto para os livreiros acarinharem a BD pelo menos neste dia, de uma forma diferente, nas livrarias generalistas; por isso alguma coisa fará mexer”, disse Paulo Monteiro.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.