A Rádio Voz da Planície falou com Luís Fernandes, psicólogo da Associação Sementes de Vida, que intervém na questão da prevenção do bullying há mais de 20 anos e revela que trabalho tem sido desenvolvido em Beja, no âmbito do combate a esta forma de violência.
Nos últimos anos têm sido organizadas várias atividades no concelho de Beja, desde a formação de comissários da CPCJ, alunos, funcionários, professores, entre outros, assim como, tem-se divulgado uma série de materiais realizados no âmbito da prevenção do bullying, com especial enfâse no mês de outubro.
Luís Fernandes deixa uma mensagem final, sublinhando que “é muito importante pensar na prevenção e combate ao bullying”, pois “afeta uma em cada três crianças na idade escolar” e “noutros contextos que não só a escola”. Alerta também para que todos os pais e encarregados de educação estejam atentos aos sinais e comportamentos das crianças e jovens, frisando que o termo “brincadeira” para uma possível situação de bullying não deve ser normalizado.
Se estiver a sofrer de bullying ou tiver conhecimento de uma situação de violência deste género não hesite em denunciar junto de um adulto, seja em casa, na escola, ou junto das autoridades. Em Beja também pode contar com o apoio da Associação Sementes de Vida.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com