Voltar

Cultura

Dia Mundial da Poesia, da Árvore, da Marioneta e da Francofonia em Beja, Vidigueira e Almodôvar

Cultura

Dia Mundial da Poesia, da Árvore, da Marioneta e da Francofonia em Beja, Vidigueira e Almodôvar

Neste dia 21 de março, os concelhos de Beja, Vidigueira e Almodôvar celebram algumas das efemérides que se assinalam nesta terça-feira.



Beja sugere para a Biblioteca Municipal, às 21h00, a performance poética "Metafisicamente d'outro Mundo", com O Poeta da Cidade, Pedro Freitas. Música, pelas mãos de Wake Up Sleep, Cláudio Martins, e a palavra, a materialização da forma literária compõem este espetáculo.

João e Maria e a Casinha de Chocolate é o teatro de marionetas proposto pelo Grupo de Teatro Jodicus, integrado no Dia Mundial da Marioneta, que percorre hoje, e amanhã, diversas freguesias do concelho de Beja. Hoje é apresentado no Cine Monumental, às 10h30, em Salvada. Amanhã passa em Nossa Senhora das Neves, às 15h00, na Escola Primária, em Baleizão, às 10h30, também na Escola Primária, em Albernoa, às 14h00, na Casa do Povo, e em Trindade, às 18h30, no edifício da Junta.

Este conto que o Jodicus mostra está "repleto de música e mistério e tenta mostrar como muitas vezes as pessoas sem recursos, os mais pobres, passam por muitas dificuldades. Mas também mostra onde pode chegar a maldade humana e a força do amor.

A Câmara Municipal de Beja, apresenta, igualmente nesta terça-feira, o Projeto Cultivar – Sustentabilidade Global, uma ação do Beja Educa + Sucesso Escolar, o qual promove práticas de conservação de recursos naturais, através da educação ambiental no cumprimento dos 17 Objetivos do desenvolvimento Sustentável (agenda sustentável da ONU).

O projeto comunitário que vai funcionar como o laboratório para os pequenos agricultores decorrerá no espaço recuperado da estufa, no Jardim Municipal de Beja e abrirá pela primeira vez a sua porta ao público hoje, às 11h00, no Dia Mundial da Árvore, data a partir da qual ficará de porta aberta entre as 09h30 e as 12h30 e as 15h00 e as 18h00.

Ainda por Beja, integrado no Dia da Francofonia, passa, às 21h00, o filme Mascarade, de Nicolas Bedos. Fala de um antigo dançarino que viu a carreira encurtada por um acidente e que cai sob o feitiço de Martha, uma beleza cativante que vive para a emoção de esquemas e enredos românticos.


Já em Vidigueira hoje é dia de Chá Poético, às 17h00, na Biblioteca Municipal Doutor Palma Caetano, com a presença do escritor José António Franco.

Nesta sessão terá lugar a apresentação pública dos poemas e entrega dos prémios relativos ao Concurso de Poesia - Versos Entrelaçados, organizado pela Câmara Municipal de Vidigueira, pelo Agrupamento de Escolas de Vidigueira (AEVID), pela Escola Profissional Fialho de Almeida (EPFA). Nesta terça-feira a “Poesia sai à Rua” com a entrega de folhas poéticas em diversos espaços públicos, pelos alunos da EPFA.

Em Vila de Frades, no concelho de Vidigueira, o Comando Territorial de Beja, na sequência das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta realiza uma caminhada denominada de “Caminhada pela Floresta 2023”.

A iniciativa tem como objetivo despertar consciências para a riqueza do património florestal e para a problemática dos incêndios florestais, assim como para a utilização de boas-práticas que permitam reduzir o risco de incêndio florestal.

A caminhada com um percurso de mais de cinco quilómetros, inserido em grande parte em meio rural, irá decorrer no dia 21 de março, no concelho de Vidigueira, iniciando-se pelas 09h30, na localidade de Vila de Frades e termindo junto ao Agrupamento de Escolas de Vidigueira.

A concentração ocorre pelas 09h00 junto às instalações da Junta de Freguesia de Vila de Frades, ou então, junto ao Agrupamento de Escolas de Vidigueira, sendo neste caso o transporte dos participantes até ao local de início da caminhada assegurado pela Câmara Municipal de Vidigueira.


A Câmara Municipal de Almodôvar, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Almodôvar e o Infantário Carrilho Garcia, da Santa Casa da Misericórdia, promove hoje e no dia 27, uma ação de replantação de sobreiros.

A iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta e realiza-se no Parque de Merendas de Almodôvar, a partir das 09h30.

Mais de três centenas de crianças dos estabelecimentos de ensino do concelho, irão plantar 350 sobreiros, que serão apadrinhados por cada criança que os irá plantar, bem como os professores que as acompanham.

No final, cada aluno recebe um certificado individual, que atesta a colaboração no rejuvenescimento da floresta e da preservação da natureza.

Esta ação insere-se na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas e tem como objetivo promover a divulgação dos benefícios relativos à plantação de espécies florestais autóctones e controlo de espécies invasoras.

De referir que, no concelho de Almodôvar, predominam espécies de flora que funcionam como importantes agentes de adaptação do território aos novos padrões climáticos, tais como o sobreiro, o pinheiro-manso, o medronheiro e a esteva.

A Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas ambiciona ainda sensibilizar a população para a plantação de espécies autóctones que se encontram naturalmente adaptadas aos padrões climáticos locais, sendo mais sustentáveis.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.