A relação texto e imagem precisa de estar em sintonia, a função do fotojornalista é dar credibilidade ao facto, de forma a tornar o leitor um indivíduo ativo. A parte mais difícil, ou que diferencia mais um fotojornalista de outro, é a capacidade de resumir o facto numa única fotografia.
O fotojornalista observa com os seus próprios olhos, da sua perspetiva, aquilo que o leitor na maioria das vezes não consegue ver. A fotografia é o que impacta a informação, é o que comprova o que foi dito.
Sobre a data, esta é assinalada desde 1837, que marcou o momento em que Louis Daguerre inventou o processo fotográfico conhecido por daguerreotópico, que “permitia aos artistas desenhar as imagens projetadas sobre uma superfície, que se perseguia a ideia de fixar essas imagens através da luz, sem qualquer outra interferência”. Desde então que surgem imagens de momentos marcantes da história.
Recorde-se que quase 20 anos depois da rendição do Talibã à campanha militar lançada pelos Estados Unidos e a Aliança do Norte (afegã) no país, o grupo armado está a retomar "o controlo do Afeganistão".
Deixamos na nossa galeria algumas imagens que têm marcado as notícias nos últimos dias, e que demonstram, através de uma lente, a situação que se tem vivido no Afeganistão. Realçamos igualmente a coragem destes fotógrafos, que arriscam as suas vidas para mostrar ao mundo aquilo que captam no terreno.
As fotografias são de Wakil
Kohsar, fotojornalista da AFP.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com