Hoje celebra-se, o Dia Internacional do Bombeiro, data reconhecida na Europa por causa de São Floriano, santo da Igreja Católica considerado padroeiro dos bombeiros e dos limpadores de chaminés e protetor das pessoas envolvidas em incêndios. Reza a história que São Floriano salvou uma aldeia inteira da Roma antiga apenas com um balde de água. Este dia não estava instituído internacionalmente até ser proposto pelo bombeiro JJ Edmonson, em consequência da morte trágica de cinco bombeiros australianos, num incêndio, no dia 4 de maio de 1999.
Nesta data, o presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Beja e vice-presidente da Liga, Rodeia Machado, lembrou que, no caso da cidade, os "soldados da paz” deram “um contributo fundamental no combate à pandemia, sempre na linha da frente e enfrentando mais trabalho do que seria de esperar, dado que viram companheiros serem infetados, também, através da comunidade”. Acrescentou que “foi atribuído um louvor coletivo, aos Bombeiros Voluntários da cidade, reconhecendo o esforço e dedicação demonstrados neste período difícil”.
Nesta data que é “um marco histórico”, Rodeia Machado exorta todos “a ajudarem os Bombeiros Voluntários de Beja através da consignação de 5% no IRS, imposto que iria para o Estado e que pode reverter a favor da corporação”. Revelou que “esta ajuda significou, no ano passado, 30 mil euros, valor que muito ajudou em tempo de pandemia”.
Foto: "Amiguinhos Coloridos".
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com