Esta data foi instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por Despacho do ministro da Administração Interna em 2008. A comemoração tem como propósito sensibilizar os vários países para a importância da proteção civil, prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.
Na Sub Região do Baixo Alentejo vários municípios associam-se a esta comemoração, ao longo deste mês de março, com diversas atividades. Começamos por divulgar os que promovem iniciativas hoje e até ao fim de semana. Seguem-se os que têm ações até final de março.
Em Beja, o município desenvolve várias ações com as escolas do concelho e a Universidade Sénior.
Apresenta a rede municipal de desfibrilhadores automáticos externos de Beja – Beja Cardio Safe e realiza uma sensibilização sobre Suporte Básico de Vida com desfibrilhação em parceria com a Alento e a Universidade Sénior de Beja. Na página da internet do município é apresentado um Jogo didático sobre a proteção civil (para consultar, aceder ao separador – Proteção Civil – Escola Segura).
No dia 8 de março, em parceria com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo, realiza um encontro que pretende celebrar o Dia da Mulher e da Proteção Civil, destacando o papel cada vez mais relevante da mulher na área da proteção civil, como militar, como agente de autoridade, como agente de proteção civil.
Realiza, também, uma exposição estática de meios das diversas entidades que compõem o sistema de Proteção Civil.
No concelho de Serpa decorrem várias atividades no âmbito da comemoração da efeméride. O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) programou ações de sensibilização junto das escolas do primeiro ciclo do concelho entre hoje e dia 7, em que será apresentada a mascote do SMPC, em tamanho real e será abordada a temática do incêndio na escola, devidamente ajustada ao público alvo. O Clube de Proteção Civil da Escola Básica de Pias, neste contexto, articulou com o SMPC, Guarda Nacional Republicana e Bombeiros Voluntários, para dia 14, um exercício de evacuação e uma exposição estática de meios.
Em Vidigueira, a Câmara Municipal desenvolve hoje uma Feira de exposições/profissões para as escolas do concelho, com os vários agentes de proteção civil e entidades de apoio. A “Proteção Civil” vai à escola, desenvolver temáticas sobre medidas de prevenção e auto proteção dos vários riscos presentes no concelho, para os alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas. Há ações de sensibilização sobre primeiros socorros à comunidade não docente; exercício de evacuação em todas a escolas do concelho; sessões de sensibilização sobre pedido de ajuda em caso de emergência, ao número 112; sessões de sensibilização sobre segurança em casa para as turmas da Universidade Sénior; exercício de evacuação no Lar de Selmes e Unidade de Cuidados Continuados, entre outras propostas.
Em Alvito, a “Semana da Proteção Civil Municipal” terá lugar entre os dias 27 e 31. E o dia 27 é dedicado aos Agentes de Proteção Civil (APC) que atuam no território, sendo este dia o “pontapé de saída” para as várias atividades e ações de sensibilização programadas para o concelho.
As ações vão decorrer no horário das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30, na Praça da República, em Alvito e toda a população está convidada a participar.
Em Ourique, o Serviço Municipal de Proteção Civil assinala esta data na semana de 20 a 24 de março, junto do Agrupamento de Escolas de Ourique, nas Escolas do primeiro ciclo e Jardins de Infância, com ações de sensibilização e exercícios de evacuação, no âmbito do Clube de Proteção Civil.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com