Voltar

Sociedade

Hoje é Dia Internacional da Mulher. Data é celebrada em muitos concelhos do Alentejo

Sociedade

Hoje é Dia Internacional da Mulher. Data é celebrada em muitos concelhos do Alentejo

Foto: CM Beja

Nesta data são lembradas as operárias protagonistas do protesto realizado a 8 de março de 1857, em Nova Iorque. Neste dia, estas mulheres fizeram greve e ocuparam a fábrica onde trabalhavam. Reivindicavam a redução do horário de trabalho de 16 para 10 horas diárias. Uma data celebrada um pouco por todo o Alentejo.

A 8 de março de 1857, as operárias foram encerradas na fábrica onde, entretanto, se deu um incêndio e cerca de 130 morreram queimadas.

Em 1910, durante uma conferência internacional que decorreu na Dinamarca, foi decidido, em homenagem a estas mulheres, comemorar a 8 de março o "Dia Internacional da Mulher".

Uma data que se transformou num importante marco para a luta, emancipação e defesa dos direitos das mulheres de todo o Mundo.

Foto: CM Beja

Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional das Mulheres, o Município de Beja promove um conjunto de atividades, com o mote "+igualdade”.

"Trata-se de um programa de incentivo à reflexão acerca do progresso a nível dos direitos humanos, igualdade de género e o empoderamento das mulheres, que inclui a divulgação de informação, ações de formação, animação de rua, exposições e sessões de sensibilização através da educação pelos pares. As atividades são realizadas no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade, Cidadania e Não Discriminação (PMICND), em parceria com o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Beja e a Escola Profissional Bento Jesus Caraça", explica a autarquia na divulgação destas iniciativas.


Foto: Freepik

As comemorações acontecem em muitos concelhos do Alentejo e a Voz da Planície divulga aqui, as atividades reveladas pelos municípios.

Em Castro Verde e no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, é inaugura nesta sexta-feira, no Museu da Ruralidade, em Entradas, às 18h00, a Exposição “Mulheres dos Campos do Sul, I República, Estado Novo e Revolução de Abril”.

Em Moura, às 18h00, há “InMusic Experience – Concerto para as mulheres” que, além de ser uma performance musical é também uma celebração coletiva da diversidade e força femininas. Depois da experiência, haverá um pequeno lanche para as participantes.

O Município de Ourique celebra a data com a realização de um jantar, às 19h30, em Aldeia de Palheiros.

A Câmara de Serpa preparou algumas iniciativas destinadas a refletir os avanços no reconhecimento dos direitos das mulheres e a sua participação rumo a uma cidadania plena, destacando os percursos de algumas mulheres que se visibilizaram em diversas áreas, que decorrem durante este mês. Hoje, às 11h00, a atividade é para o público juvenil e consiste na projeção de "Um novo olhar sobre" esta data, na Biblioteca Municipal, um filme do Núcleo do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), de Aveiro.

O Município de Grândola assinala a data com um programa que decorre até 16 de março, e que apresenta eventos culturais associados ao Programa Comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril. Hoje a celebração é com um concerto de Capicua, às 22h00, no Parque de Feiras e Exposições. A entrada é gratuita.

O quarteto "Vozes da Rádio" apresenta um espetáculo no auditório Municipal de Alcácer do Sal,  esta noite pelas 21h00. Com esta iniciativa, aquele grupo da cidade do Porto pretende assinalar o Dia da Mulher.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.