Os objetivos do Dia Mundial da Alimentação são alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis, alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento e encorajar a participação da população na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
Neste contexto, a nutricionista Ana Marta Faria lembra que "atualmente temos que fazer muitas escolhas de alimentos num curto espaço de tempo" e que "nesse sentido saber ler os rótulos nutricionais dos alimentos é importante para tomar as melhores decisões.”
Para o ajudar a decidir na hora de fazer compras, Ana Marta Faria divulga o descodificador de rótulos que a Direção-Geral da Saúde divide em três cores: vermelho, amarelo e verde, considerando 100g de alimentos ou 100g de bebidas.
Explica, também, a nutricionista, como utilizar o descodificador, esclarecendo que deve comparar "a informação constante no rótulo do alimento ou bebida por 100g ou 100ml, respetivamente, com a informação disponibilizada no cartão referente a gordura, gordura saturada, açúcares e sal.
Deixa, ainda, Ana Marta Faria, a dica de que deve "optar por alimentos e bebidas com nutrientes maioritariamente na categoria verde", que deve moderar naqueles que têm "um ou mais nutrientes na categoria amarela" e evitar os que têm "um ou mais nutrientes na categoria vermelha".
O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945. A celebração desta data foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com