Voltar

Saúde

Indicação para vacinação contra gripe alargada a pessoas a partir dos 50 anos

Saúde

Indicação para vacinação contra gripe alargada a pessoas a partir dos 50 anos

Foto: Observador

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alargou a indicação para a vacinação contra a gripe às pessoas a partir dos 50 anos, anunciou o ministro da Saúde. Até à data era aconselhada a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

“A distribuição destas idades é feita na base de uma avaliação científica sobre a vantagem da vacinação […]. Aquilo que a DGS fez foi avaliar se, havendo ainda disponibilidade de vacinas, havia ou não vantagem para a saúde das pessoas em alargar o leque das pessoas que se podem vacinar”, indicou Manuel Pizarro.

O governante, defende que a melhor forma de proteção contra a gripe é a vacinação, explicando que “não diminui o risco de ter gripe, diminui sim, e muito, a sua gravidade”, o que “faz toda a diferença”, sobretudo em pessoas idosas.

Manuel Pizarro reforçou que a época de vacinação “ainda não acabou”, afirmando que é possível tomar a vacina contra a gripe e contra a covid-19 “em mais de mil centros de saúde e em mais de duas mil e 500 farmácias”.

Sobre a taxa de cobertura vacinal contra a gripe acima dos 60 anos ter rondado na semana passada os 63%, segundo dados oficiais, abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o ministro explicou que o grupo de pessoas entre os 60 e os 64 anos que foi aconselhado este ano a vacinar-se não aderiu da forma esperada.





PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.