Os deputados socialistas questionaram os ministérios da Cultura e da Justiça sobre se “as notícias se confirmam e, em caso afirmativo, que diligências estão a ser tomadas para a salvaguarda da cultura regional e da atividade comercial subjacente.”
Subscreveram esta questão os deputados socialistas: Telma Guerreiro, Luís Capoulas Santos, Luís Moreira Testa, Clarisse Campos, Norberto Patinho, Martina Jesus, Pedro do Carmo e Sofia Araújo.
"Os artesãos que confecionam os tradicionais capotes alentejanos têm sido surpreendidos com cartas registadas, nas quais alguém reclama para si os direitos exclusivos à imagem dos capotes e samarras. A carta começou por ser encarada como uma brincadeira de mau gosto, mas o assunto já está a deixar o setor preocupado, levando a Direção Regional de Cultura do Alentejo a intervir para pedir a anulação do registo", avança a TSF.
"Porém, a diretora Regional de Cultura do Alentejo assume que o caso é «grave» e já acionou os mecanismos jurídicos para tentar travar este processo. Avança à TSF que está a realizar todas diligências tendo em vista a anulação da declaração do registo."
"Ana Paula Amendoeira quer ir mais longe, para evitar novos episódios no futuro, tendo já iniciado contactos com várias entidades para tentar obter o registo de denominação de origem destas peças de vestuário com séculos de história. Recorde-se que os capotes começaram por ser traje de pastores, mas até os reis os usaram. Há anos voltaram a entrar na moda", diz, ainda, a TSF.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com