Voltar

Política

Deputados do PS querem retenção da Derrama do Município de Castro Verde resolvida

Política

Deputados do PS querem retenção da Derrama do Município de Castro Verde resolvida


Os deputados do PS, eleitos por Beja, Pedro do Carmo e Telma Guerreiro, questionam o Governo sobre “novas retenções de receitas ao Município de Castro Verde referentes a antes de 2017”. Os parlamentares querem esta questão resolvida e pedem uma solução faseada que não crie mais constrangimentos financeiros ao Município de Castro Verde.

“Depois de, desde novembro de 2016, a AT - Autoridade Tributária ter retido Derrama num valor superior a 2 milhões de euros, referente a mandatos anteriores, a Câmara Municipal de Castro Verde recebeu em 2020 uma transferência no valor de cerca de 238 mil euros”, refere o requerimento. Diz, também, que “depois de anos de fortes limitações financeiras na gestão autárquica, julgava o Município de Castro Verde que a situação herdada estaria superada quando é confrontada com mais acertos da AT e, agora especialmente, referente ao ano 2008, uma nova retenção que ascende a mais de 487 mil euros”.

“Esta limitação extemporânea comunicada, em pleno exercício de 2020, num contexto pandémico, depois de o Município de Castro Verde ter suportado os acertos anteriores e já ter recebido transferências nesta rubrica, constitui-se num tsunami das legítimas e democráticas expetativas e do planeamento autárquico em função das comunidades e dos territórios”, frisa o deputado Pedro do Carmo.

“Como qualquer cidadão ou entidade, a atual Câmara Municipal de Castro Verde deve ter direito a ter um adequado nível de previsibilidade dos recursos disponíveis que lhe permitam corresponder aos desafios das populações e dos territórios. Tanto mais que em 2017, não era pública a existência desta realidade limitativa do normal exercício do mandato democrático”, frisa, ainda, Pedro do Carmo, pedindo a resolução deste problema, numa situação em que se possa optar pelo faseamento desta matéria.

Os deputados do PS querem saber que “razões determinaram a não aplicação à situação vertente e pública do Município de Castro Verde (reembolso de € 505 065,67) do mecanismo de faseamento da retenção das transferências de receitas previstas no artigo 19º-A do RFALEI; qual, ou quais, os contribuintes que estão na base deste processo que é lesivo para a gestão da autarquia local de Castro Verde; e no caso de se tratar de um único contribuinte, qual a razão para que toda a receita de Derrama seja afetada e não apenas a resultante deste contribuinte.”


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.