Um português que já tenha alguns cuidados no consumo de água, mas que tenha dispositivos standard que não reduzam o caudal, pode gastar 280 litros de água por dia.
Neste contexto a Associação de Defesa do Consumidor deixa duas propostas:
A simples instalação de uma cabeça de chuveiro eficiente contribui para a poupança e mantém o conforto. Se considerar que o custo das cabeças de chuveiro é elevado, poderá optar por instalar redutores de caudal para chuveiros.
Também na casa de banho, é possível poupar água no autoclismo. Se ainda não possui um sistema de dupla descarga, o consumidor poderá comprar um sistema universal simples de montar no autoclismo que tem.
Elsa Agante, especialista em sustentabilidade da Deco, explica que o investimento nas transformações propostas é relativamente acessível - 63 euros 57 cêntimos - e que garante uma poupança anual que pode variar de acordo com a tarifa de água aplicada na zona do País onde se vive.
Recordamos que em junho de 2022, 68% do território nacional estava em seca severa e 28% estava em seca extrema. Apenas 4% estava em seca moderada. Face a estes dados, a organização de defesa do consumidor alerta que poupança de água torna-se num imperativo durante todo o ano.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com